Blog
Programa Mais Educação vai incorporar 181 escolas no Piauí
Com o intuito de fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, o Programa Mais Educação vem sendo implementado no país desde 2008. No Piauí, somente este mês, 181 escolas da rede pública de ensino devem ser incorporadas ao projeto, desenvolvido no Estado por meio da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc).
A medida visa à ampliação da carga de estudos de aproximadamente 100 mil alunos piauienses, os quais serão contemplados com novas oportunidades de aprendizagem para combater os índices de reprovação e evasão escolar.
Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, às escolas incorporadas serão oferecidas disciplinas em um tempo regular de estudos, bem como atividades na área de direitos humanos, artística e esportiva.
“A valorização da escola pública é hoje uma preocupação de todos nós. Temos que cuidar dela, pois é viável e gratuita”, enfatiza Átila ao comentar sobre os inúmeros exemplos de sucesso advindos desse segmento. O secretário salienta ainda que a Seduc está desenvolvendo um programa com o objetivo de racionalizar os recursos de água e energia. “Assim, os recursos poupados são reinvestidos nas próprias escolas”, completa.
Mais Educação
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
por Thamirys Viana