Programa Mais Médicos alinha diretrizes de atuação
Reuniões de alinhamento sobre as diretrizes do Programa Mais Médicos estão sendo realizadas em todo o País para que os gestores públicos manifestem as demandas por atendimento de saúde nas suas respectivas administrações e localidades. Esse mapeamento e sensibilização são necessários para que o Programa avance e estão sendo conduzidas pelo Ministério da Saúde. Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal já receberam a comitiva do Programa.
A data final de inscrição para gestores, médicos e municípios é no dia 25 de julho. Em ambos os casos, o cadastro deve ser realizado pelo Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde. O Programa Mais Médicos busca assegurar a presença de médicos em áreas carentes do País.
Até a última quinta-feira (18), o programa registrou 13.857 médicos e 1.221 municípios inscritos. Do total dos profissionais que aderiram ao programa, 11.147 se formaram no Brasil e 2.710 no exterior, 12.701 são de nacionalidade brasileira e 1.156, estrangeiros.
Os profissionais que atuarão nessas cidades receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
Fonte: Portal Brasil