Gestão

RECURSOS HÍDRICOS X SANEAMENTO BÁSICO

RECURSOS HÍDRICOS X SANEAMENTO BÁSICO

RECURSOS HÍDRICOS X SANEAMENTO BÁSICO

                                                                       *Avelar Damasceno Amorim

 

            A ausência de Políticas Públicas para a melhoria da infraestrutura hídrica e de saneamento básico fazem com que os recursos naturais, principalmente os hídricos sejam degradados, pela poluição dos lençóis freáticos, causando sérios transtornos para toda a coletividade da bacia hidrográfica, com danos a saúde pública de uma maneira generalizada.

            Por fim, merece ser destacado de maneira teórico-descritiva, a temática Meio Ambiente e Saúde Pública são indissociáveis, pretendendo-se analisar o saneamento integrado aos recursos hídricos como meio básico para a sustentabilidade desses recursos, pois durante muito tempo foram tratados de maneira dissociados e não integrados as demais políticas públicas para a busca da revitalização das bacias hidrográficas. 

            Para isso devemos fazer os seguintes questionamentos para que sirvam de reflexão a integração do saneamento com os recursos hídricos:

            Qual a relação entre o saneamento e a preservação dos recursos hídricos?

            O saneamento básico, de suma importância para a saúde da população e preservação do meio ambiente – principalmente dos rios, lagos e mares – tem ligação direta com a preservação dos recursos hídricos principalmente do abastecimento de água em uma bacia hidrográfica garantindo água com qualidade para as atuais e futuras gerações.

            Qual a importância do saneamento básico para a preservação dos recursos hídricos?

            Através do saneamento as águas utilizadas pelas pessoas chegam até a estação de tratamento de esgotos, onde são retiradas todas as impurezas que poderiam prejudicar a saúde da população e degradar a natureza sendo então lançadas novamente nos rios, limpas e sem impurezas.

            Por que o saneamento básico é tão importante para os recursos hídricos brasileiros?

            Isso porque os serviços de acesso à água potável e a coleta e ao tratamento dos esgotos, principalmente, levam a melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade infantil, melhoria na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na saúde e renda dos trabalhadores contribuindo para o desenvolvimento sustentável nas bacias hidrográficas.

            Qual a relação do Plano de Saneamento Básico com o Plano de Recursos Hídricos?

            Em escala de bacia hidrográfica, o saneamento básico é responsável pela retirada de importantes volumes de água para o abastecimento da população e pelo despejo e efluentes nos mananciais de água.

            Como a falta de saneamento básico pode provocar a contaminação dos recursos hídricos?

            Os lixões são grandes depósitos a céu aberto com alta probabilidade de contaminação do solo, da água e infestação de doenças provocadas por insetos, roedores, bactérias, fungos e vírus. Além disso, as chuvas contribuem para o carregamento do lixo nas ruas, bairros, praças das cidades e para a contaminação da água. Resíduos sólidos (lixo) sem destino correto aumenta a probabilidade de enchentes.

             Qual o objetivo principal do saneamento básico?

            Saneamento Básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento sócio econômicas de uma região tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.

            Qual a importância da água no saneamento básico?

            Entre os benefícios da água no saneamento básico estão o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas do país e o aumento da qualidade de vida das pessoas. Sua importância na universalização promovem a melhoria na saúde, principalmente das crianças com a diminuição da mortalidade infantil e a contenção de doenças, especialmente a de veiculação hídrica.

            Qual a importância do saneamento básico para a proteção e preservação dos recursos hídricos e para a qualidade de vida da população?

            O saneamento básico impacta a saúde como um todo e a falta de serviços de coleta e de tratamento de esgotos pode gerar infecções gastrointestinais e doenças transmitidas por mosquitos e animais e respiratórias.

            Quais são os prejuízos causados pela falta de saneamento básico?

            O saneamento básico é importante para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas, uma vez que o contato com o esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas as altas taxas de mortalidade infantil, tendo como principais causas doenças como principais causas doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose.

            Qual a relação entre gestão dos recursos hídricos e saneamento ambiental?

            A ausência de obras de infraestrutura como as de saneamento básico, ocasionam a proliferação de fossas sépticas clandestinas, fazendo com que os esgotos não tratados sejam colocados diretamente no sub - solo, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos os quais são de suma importância para a manutenção dos recursos hídricos (mananciais).

            Quais são os impactos da falta de saneamento para o meio ambiente e a sociedade urbana e rural?

            Uma das maiores consequências da degradação ambiental causada pela falta de saneamento urbano e rural é a poluição das águas superficiais e subterrâneas. O lançamento dos esgotos não tratados pode poluir os riachos, rios, lagoas, barragens, mares e lençóis freáticos e toda a espécie de manancial, levando a morte de animais, pessoas comprometendo ecossistemas inteiros.

_______________________   

*Engº Agrº M.Sc Tecnologia de sementes;            Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ex- presidente do EMATER-PI; Ex- Superintendente do INCRA-PI; Presidente Interino do CBH Parnaíba; Diretor de Sustentabilidade e Programas Especiais do IAEPI; Secretário Geral Interino da Microrregião de Águas e Esgotos do Piauí.