Rede de água tratada chegará para cerca de 240 famílias de residencial da zona sul de Teresina
A Águas de Teresina vem dando sequência ao plano de implantação da rede de distribuição em ocupações consolidadas. No Residencial Vitória Popular, na zona Sul da capital, os trabalhos já estão em fase avançada e vão beneficiar aproximadamente 240 famílias que vivem no local.
Serão implantados 2. 500 metros de tubulação no residencial e também instalados hidrômetros nas residências. Com a rede regular e medição, cada família poderá acompanhar o registro do seu consumo e evitar o uso desordenado da água.
“É muito gratificante essa obra para todos nós aqui na comunidade. É um serviço essencial pelo qual aguardamos por muito tempo. Os moradores já estão conscientes de que com a regularização da água nosso consumo tem que ser com economia, não podemos desperdiçar esse bem”, avalia Cláudia Maria, representante dos moradores do Vitória Popular.
O residencial está localizado na região do bairro Angelim e tem quase 10 anos de existência. As obras no Vitória Popular devem ser concluídas até o início de dezembro.
Aproximadamente 33 mil pessoas atendidas
Em outras comunidades que também não contavam com o acesso regular à água tratada, a Águas de Teresina também fez a implantação das redes, mudando a realidade de 32,5 mil moradores. Comunidades como Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais, Vila Nova Conquista e Residencial Ananias Carvalho, passaram a contar com água nas torneiras pela primeira vez.
O atendimento a essas famílias é um dos marcos nas ações desempenhadas pela Águas de Teresina. A iniciativa conferiu à Aegea o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização da Nações Unidas (ONU).
Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, sistema de bombeamento, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.
Repórter: Ascom Águas de Teresina