Literatura

Relatório de atividades da ALVAL

Relatório de atividades da ALVAL

Caros amigos e amigas, boa noite!

É com muita honra que estamos aqui hoje realizando essa solenidade de posse da nova Diretoria da ALVAL para o biênio 2023/2025. É com o coração cheio de emoção e com a consciência tranquila que encerramos um ciclo, que se iniciou com nossa eleição, em 19 de março de 2020, um dia antes do início do isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus. Nossa gestão sucedeu o mandato do acadêmico José Itamar Abreu Costa.
Iniciamos nosso mandato em meio a muitos desafios. Desafios de todas as ordens. Período pandêmico, isolamento social, sede da ALVAL com problemas na estrutura física e muitos outros. Mas, nenhum desafio foi maior que a força, a vontade de fazer e a coragem de trabalho de toda a diretoria.
De forma resumida, vamos listar algumas ações realizadas pela Diretoria que ora encerra o mandato:
1 – Projeto Vida e Poesia, no perfil da ALVAL no instagram. Os membros da ALVAL apresentavam um poema em vídeo às segundas, quartas e sextas-feiras.
2 – I Ciclo de Conferências Digitais da ALVAL, que possuía o tema “Saberes, memórias e afeto”. Ocorria toda terça-feira, às 19h, pela Plataforma Zoom, durante nove meses, totalizando nove conferências.
- COVID-19: como enfrentar – Viriato Campelo
- Maestro Manoel Fabiano: vida e obra – Antonio Pedro de Almeida Neto
- As caras de Teresina – Deusdete Nunes dos Santos (Garrincha)
- Mandu Ladino: desvendando as origens – Itamar Costa
- Lucilio de Albuquerque: o poeta da forma – Gisleno Feitosa
- A importância histórica e cultural dos museus – Evonaldo Andrade
- Renato Oires Castello Branco e o Modernismo – Dilson Lages
- Lendas e crendices de Pedro II – Ernani Getirana
- Panorama da cultura altoense – Carlos Dias
3 – Apoio à realização das atividades do Coletivo de leitura Barras do Maratoan
4 – Posse do acadêmico Ernani Getirana
5 – Realização da programação de comemoração dos 42 anos da ALVAL
6 – Realização da palestra “A. Tito Filho: uma trajetória de escrita e intelectualidade” (Prof. Ana Cristina Meneses)
7 – Entrega da Comenda do Mérito A. Tito Filho
- Ivan Viana, Wilson Brandão, Danilo Reis, Gilberto de Abreu, Simplício Mário, Raimunda Celestina, Assunção Aguiar, Cláudia Seabra, Vilma Alves e Rádio Comunitária Batalha FM.
8 – Estabelecimento de parceria com a Prefeitura de Barras para realização da reforma da sede
9 – Realização da conferência “ Identidade e Piauí: um componente a partir de Mandu Ladino” (Luiz Ayrton)
10 – Realização da conferência “Literatura de não-ficção e o processo de criação literária: um modelo pessoal” (Eneas Barros)
11 – Realização da conferência “Herculano Moraes e o romance histórico” (Raimunda Celestina)
12 – Realização da Campanha de doação de livros “Doe livros: faça um mundo melhor! ”
13 – Realização de panegírico aos acadêmicos Socorro Carvalho, Clea Rezende e Wilson Gonçalves
14 – Realização de eleição para preenchimento das Cadeiras 06, 18 e 25, ocupadas anteriormente por Socorro Carvalho, Clea Rezende e Wilson Gonçalves
15 – Posse dos novos membros da ALVAL: Valdira de Caldas Brito Vieira e Marcos Carvalho
16 – Realização de trinta e cinco reuniões, nove presenciais e vinte e seis on line.
17 – Reforma da sede da ALVAL, em parceria com a Prefeitura de Barras.

Neste momento, expressamos nossos agradecimentos a todos os acadêmicos que compuseram a diretoria que está encerrando o mandato, que nos ajudaram a realizar um trabalho que promoveu esta Academia e contribuiu para a sua consolidação como entidade de desenvolvimento cultural no estado do Piauí. Expressamos nossos agradecimentos especiais aos acadêmicos Lisete Napoleão, Itamar Costa e Antonio Pedro de Almeida, braços fortes, sempre presentes e amigos que pudemos contar em todos os momentos.
Muito obrigado pelas parcerias realizadas com a Academia Piauiense de Letras, Academia de Letras e Artes de Piripiri, Academia Pedrossegundense de Letras, Academia de Letras de Campo Maior, Academia de Letras do médio Parnaíba, Academia de Letras da Região de Sete Cidades e Academia de Letras de Alto Longá! Um obrigado especial à Prefeitura de Barras, nomeadamente ao Secretário de Administração, Wilson Sérvulo, e ao Prefeito Edilson Sérvulo, que foram parceiros fortes e comprometidos em nossas ações.
Estamos felizes por passar a presidência desta entidade ao acadêmico Viriato Campelo, um entusiasta e dedicado “fazedor” de cultura. Homem de conduta ilibada, intelectual dos mais destacados e grande gestor. Um parceiro, um ombro sempre amigo!
Sigo ao lado do Viriato, na missão de Vice-presidente da ALVAL, com a disposição para auxiliar e contribuir com a gestão que ora inicia. Ao amigo Viriato Campelo e a toda a diretoria que hoje assume o comando da ALVAL, nossos desejos de êxito e trabalho profícuo para que esse sodalício, que neste ano de 2023 completará 45 anos, em setembro, continue sendo agente de desenvolvimento da cultura e educação nos mais de 40 municípios em que tem atuação.