Blog
Roseana inaugura UPA e reafirma parceria com Prefeita Socorro
A Governadora do Maranhão Roseana Sarney esteve ontem (14), em visita ao município de Timon onde entregou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e anunciou a volta do funcionamento do Hospital Regional Alarico Nunes para o atendimento de média e alta complexidade.
Acompanhada da Prefeita Socorro Waquim, do deputado federal Professor Sétimo (PMDB-MA), do Ministro Edison Lobão (Minas e Energia), Senador João Alberto, de secretários estudais, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas, Roseana cumpriu agenda administrativa e política na cidade que foi iniciada às 16hs com a inauguração da UPA e reunião na sala de reuniões da Prefeitura de Timon e Gabinete da Prefeita, que foram encerradas às 23hs.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon está instalada no Bairro Santo Antonio, à Rua São Sebastião. Construída em parceria com os governos federal, estadual e municipal, que entrou com a desapropriação do terreno.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Os casos de média e alta complexidade, conforme determinação da governadora Roseana Sarney, passarão a ser encaminhados para o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, que volta a realizar esse atendimento à população. Em seu discurso, Roseana refirmou esse compromisso de atendimento médico a população timonense e circunvizinha e estabeleceu apoio irrestrito às ações do município através do governo estadual.
Dados para o funcionamento da UPA-Timon
A UPA teve um custo total de 5 milhões 294 mil reais.
Estrutura: 3 milhões 711 mil reais.
Equipamentos: 1 milhão 583 mil reais.
Governo do Maranhão investiu: 3 milhões 294 mil reais- 63 por cento.
Governo Federal investiu: 2 milhões de reais.
Governo Municipal investiu: 300 mil reais - desapropriação do terreno.
Custeio mensal: 1 milhão de reais.
Governo do Maranhão: arcará com 700 mil reais.
Governo Federal: arcará com 300 mil reais.