Economia

Safra de grãos deve atingir 271,7 milhões de toneladas

Safra de grãos deve atingir 271,7 milhões de toneladas

Aprodução nacional de grãos está estimada em 271,7 milhões de toneladas, com um aumento de 5,7% ou 14,7 milhões de toneladas em comparação ao produzido em 2019/20. A posição histórica deve-se à produção recorde da soja e ao crescimento estimado do milho total. A projeção é do 8º levantamento da safra 2020/2021 de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O arroz e feijão são os destaques na análise do diretor de Comercialização e Abastecimento, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvio Farnese.

“Um número interessante é o da produção de arroz, que, ano passado, deu alguns sustos em relação ao preço. Agora, o aumento de produção contribui com o abastecimento interno, mesmo que os preços se mantenham no patamar do ano passado ou um pouco menor. O feijão também mantém um volume suficiente para atender o consumo, mesmo com a crise climática da segunda safra”, explicou.

As culturas de primeira safra, com exceção de milho e arroz, estão no encerramento da colheita. Para as de segunda safra, caso do feijão, predominam os estágios de floração e enchimento de grãos.

Foto: Ministério da Agricultura

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento