A Secretaria Municipal de Finanças – SEMUF, de Timon, promoveu o treinamento e capacitação de servidores, contadores e empresários, além de pessoas interessadas, na utilização do sistema de Nota Fiscal Eletrônica que será emitida pela internet. O treinamento está sendo ministrado por técnicos do Instituto Brasileiro de Apoio a Modernização Administrativa (IBRAMA), de Minas Gerais, que é a empresa responsável pela implantação do sistema para facilitar a vida dos empresários e contadores como um todo.
Segundo o secretário Municipal de Finanças, Carlos Alberto Oliveira, a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica faz parte da política de modernização administrativa que vem sendo executada no órgão, visando incrementar a arrecadação e combater a sonegação fiscal. “Para se ter ideia, através dessa ferramenta, o município além de melhorar o sistema de arrecadação e coibir a sonegação, disponibilizará para os contribuintes vários serviços na internet, como, por exemplo, a emissão de certidões negativas, alvarás, entre outros documentos, que só são prestados mediante o comparecimento do interessado no órgão arrecadador”, relatou o secretário.
Para Carlos Alberto Oliveira, essa modernização irá facilitar o trabalho dos contribuintes de maneira geral e, em especial, para os contadores e empresários dos mais diferentes segmentos. “Quer dizer, é uma forma mais segura e transparente para todos os contribuintes que pagam seus impostos devidamente em dia. Não há nada de aumento. Só apenas a modernização do sistema”, garante ele.
A prefeita Socorro Waquim esteve presente ao evento e fez um breve relato aos avanços na modernização da máquina administrativa e financeira. Segundo ela, a prefeitura saiu de uma arrecadação de 24 mil reais em 2004 para cerca de 500 mil hoje. "Isso é fruto de trabalho e investimentos, a implatação da nota vem reforçar e melhorar a arrecadação do município que precisar arrecadar para investir ainda mais em obras, saúde e educação da população", enfatizou a prefeita.