Gestão

Segurança durante a Copa das Confederações será reforçada pela Força Nacional

 A Força Nacional de Segurança Pública atuará nas seis sedes da Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude, conforme portaria publicada, nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial da União.

De acordo com o decreto, a ação da Força Nacional servirá para dar suporte ao quadro de ações de segurança pública, defesa civil, preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio.

O número de profissionais a ser oferecido pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação e o prazo da portaria poderá ser prorrogado, se necessário.

 

Copa das Confederações

A primeira edição da Copa das Confederações não tinha o formato atual. Com apenas quatro equipes, o torneio foi realizado na Arábia Saudita em 1992, sob o nome de Copa Rei Fahd. A Arábia ainda sediaria as edições de 1995 e 1997. Somente em 1999 a Copa das Confederações foi disputada em outro país, no México.

As edições seguintes passaram a ser disputadas um ano antes da Copa do Mundo, sempre no país que receberia o Mundial. Foi assim em 2001 no Japão e na Coreia do Sul, em 2005 na Alemanha e em 2009 na África do Sul. A exceção foi 2003, quando houve uma edição na França. O Brasil é o maior vencedor, com três títulos (1997, 2005 e 2009), seguido pela França (2003 e 2001). Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999) têm um título cada.

Em 2013, o torneio reúne seleções que ostentam 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Espanha. Somam-se a eles o México, Nigéria, Japão e Taiti. Este ano, o evento ocorrerá de 15 a 30 de junho e terá como palcos os estádios de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

 

Jornada Mundial da Juventude

A Igreja Católica trabalha com a expectativa máxima de público de 2,5 milhões de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, e vai ter a presença do Papa Francisco. Apesar do número atual de inscritos estar em 244 mil, é esperado que o número de inscrições aumente bastante a partir de junho, devendo chegar entre 400 mil e 450 mil. A presença total de público, porém, tomando por base as jornadas anteriores ocorridas em outros países, é sempre bem superior à quantidade de inscritos.

De acordo com a organização da jornada, 60% dos inscritos até agora são do Brasil, 20% de países latino-americanos e os demais 20% de outros países. Os três países que mais estão enviando peregrinos são Argentina, França e Estados Unidos. A inscrição garante acomodação e refeições durante os dias do evento.

 

Fonte: Portal da Copa