Gestão

SEMAM inicia ação para distribuir quase 100 mil mudas para população

SEMAM inicia ação para distribuir quase 100 mil mudas para população

Quase cem mil mudas de árvores nativas, frutíferas, ornamentais e exóticas já estão prontas para serem distribuídas a população. Essa será uma das ações prioritárias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU) dentro do plano de gestão ambiental que está sendo elaborado e desenvolvido pela SEMAM.

Em Teresina, existem dois viveiros de plantas sob responsabilidade das SDU´s em parceria com a secretaria. Um na Zona Leste, próximo a ponte da Primavera, e um na Zona Norte, no Jardim Botânico do Mocambinho.

“É feito um cadastro, por pessoa, com comprovante de endereço. Cada um tem direito a levar até 10 mudas da sua preferência. Além disso, fazemos também um trabalho junto a SEMAM de compensação ambiental, como essa parceria que foi firmada junto a Equatorial para doação de 300 mudas para substituir as árvores que caíram recentemente”, explicou José Ribamar, coordenador do viveiro de mudas.

As mudas estão sendo entregues de forma gratuita a quem se interessar. Esse é um trabalho muito importante para o Meio Ambiente, principalmente nesse período do ano.

SEMAM elabora Plano Diretor de Arborização Urbana para Teresina

Como ação conjunta a campanha de conscientização e distribuição das mudas, a Gerência de Planejamento da SEMAM também está elaborando o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) para Teresina. A proposta do plano será mapear e estabelecer as ações que serão desenvolvidas para ampliar a arborização urbana como infraestrutura verde, prestando diversos serviços ambientais para a cidade e sua população.

“Essa é uma das prioridades da Secretária agora. O PDAU será concebido para ser um instrumento de planejamento municipal, fixando os conceitos, as diretrizes, as normas, e as tipologias necessárias para orientar a política de plantio, preservação, manejo e expansão da arborização urbana em toda a extensão do município”, destacou Jocélia Mayra, engenheira agrônoma da Gerência de Planejamento da SEMAM.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Foto: Ascom/SEMAM