Gestão

Serra da Capivara: aventuras e viagens à pré-história do Brasil

Serra da Capivara: aventuras e viagens à pré-história do Brasil

 Durante milênios, as paredes dos sítios arqueológicos foram pintadas e gravadas por grupos humanos, com diferentes características culturais. Patrimônio Mundial da Unesco, o Parque Nacional da Serra Capivara reserva aos seus visitantes aventuras e viagens na pré-história do Brasil.

Localizado no sudeste do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara tem hoje cerca de 214 km de perímetro e ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Localizado no semi-árido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, o Parque tem serras, vales e planície, que abrigam fauna e flora específicas da Caatinga. Dentre as espécies encontradas na unidade - criada em junho de 1979 - podemos citar a onça pintada, onça parda, tatu-bola e o tamanduá bandeira.

Ao chegar no parque, o visitante se depara com um enorme e imponente paredão de arenito, além de várias cavernas e lagos subterrâneos. No Parque, encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados, muitos deles com pinturas rupestres. Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações de até 60.000 anos. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.

Sítios arqueológicos

A visita completa aos circuitos abertos pode ser feita em seis dias, incluindo-se o Sítio do Boqueirão da Pedra Furada, onde foram feitas as primeiras escavações e as datações que atestam a presença do homem pré-histórico no continente americano. O sítio pode ser visitado também à noite. Iluminada, a paisagem fica ainda mais grandiosa. O percurso inclui a formação geológica da Pedra Furada, símbolo do local; o Sítio do Meio; o baixão da Pedra Furada, onde se adentra ao cânion formado por formações areníticas.

Os outros circuitos turísticos são integrados pelo Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca e Toca do Paraguaio, Circuito do Veredão, Circuito da Chapada, Circuito da Jurubeba, Baixão do Perna, Andorinhas e Circuito da Serra Branca. Todos os circuitos estão repletos de sítios arqueológicos estruturados com escadas, passarelas e acesso para pessoas com necessidades especiais. A presença do condutor é obrigatória para todos os programas.

O Baixão das Andorinhas é um grande desfiladeiro de onde se pode assistir, ao final da tarde, ao espetáculo da volta das andorinhas para o fundo do Boqueirão. Na zona de amortecimento do Parque, está instalada a Cerâmica Serra da Capivara. As tradições dos povos ceramistas são produzidas pela comunidade local, com peças com as pinturas rupestres encontradas nos sítios arqueológicos.

Na cidade de São Raimundo Nonato, a visita ao Museu do Homem Americano é obrigatória, pois lá estão expostas peças cerâmicas, urnas funerárias e material lítico resultantes das escavações feitas no Parque. Criado em 1986 para auxiliar os trabalhos arqueológicos realizados no Parque, atua como importante centro de pesquisas. O Museu apresenta as origens e a evolução do homem, além de fazer uma reconstituição dos 50 mil anos da presença humana na região.

Com o clima semiárido e vegetação de caatinga, as formações geológicas se misturam as paisagens de serra, vales, criando umas das mais belas vistas do local.

Como chegar

Via Rodoviária: O acesso é feito pela BR-343 até a cidade de Floriano, seguindo pela PI-140 até São Raimundo Nonato. Para quem vem do sul do País, o acesso é feito pela BR-020 até a cidade de Petrolina/PE, que fica a 300 km de São Raimundo Nonato.

Via Aérea: O aeroporto de São Raimundo Nonato está sendo construído. A pista de pouso já finalizada recebe pequenas aeronaves. A distância da cidade de São Raimundo Nonato ao parque é de 20 Km. A cidade pernambucana de Petrolina, a 270 km do parque, conta com aeroporto internacional.

Onde ficar

Nas proximidades do parque, há pousadas, albergue estudantil e área de camping. São Raimundo Nonato, a cidade mais próxima, oferece outras opções de hotéis e pousadas simples.

Ingressos

Os ingressos custam R$ 25,00, com desconto de 50% para os brasileiros – R$ 12,50. A guiagem (obrigatória) é paga a parte para os condutores locais que são cadastrados e treinados pelo ICMBio e pela Fumdham.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/fax (89) 3582-2085. Já os contatos da Fundação Museu do Homem Americano - Fumdham são: (89) 3582-1612 e [email protected].

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC e no site daFundação Museu do Homem Americano.