Servidoras da Alepi participam de encontro com palestras educativas
Servidoras da Assembleia e convidadas participaram, na manhã desta sexta-feira (21), do evento Papo de Mulher, promovido pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. Entre os temas, estavam saúde da mulher, Lei Maria da Penha, representatividade e empoderamento. As palestrantes foram a médica Jozelda Duarte, a professora e empresária Karine Nunes, a delegada Rosalina Moura, e a deputada licenciada Simone Pereira (MDB).
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), abriu a sessão agradecendo à Elepi e disse que o Legislativo é a Casa do povo, e que as mulheres são maioria no estado. Severo Eulálio ainda exemplificou que a Alepi tem atuado na defesa delas, garantindo direitos e criando leis que as protegem. O diretor da Elepi, Walber Coelho, explicou que a organização do evento levou em consideração os desafios diários enfrentados.
Simone Pereira, deputada licenciada e atualmente coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), destacou que direitos, como de fazer exames de prevenção, os sistemas de proteção e novas leis passam primeiramente por uma Casa legislativa, reafirmando que as mulheres precisam assumir esses espaços de poder. “Não é que os homens não estejam dispostos a legislar a nosso favor. Mas o homem não menstrua. Não sabe que temos meninas que deixam de ir à escola porque os pais não têm condição de comprar um absorvente. É preciso que nós mulheres estejamos nos espaços de decisão”, afirmou.
Jozelda Duarte falou sobre a mulher na medicina, que, muitas vezes, tem jornada tripla. “As mulheres têm ocupado cada vez mais cargos de liderança. Deixaram de estarem restritas aos trabalhos domésticos e foram ao mercado de trabalho. Na medicina, as mulheres já são 50,2% dos profissionais e esse percentual irá aumentar”, disse.
Em relação à saúde da mulher, Duarte defendeu a importância do autocuidado, pois, além da sobrecarga de trabalho, elas ainda passam, por exemplo, pelo climatério e menopausa. A palestrante reforçou também a necessidade da realização de exames de câncer de mama e da prevenção e tratamento do câncer colorretal, o segundo mais prevalente no Brasil.
A delegada da mulher de Timon, Rosalina Moura, explanou sobre o crime de assédio sexual, que pode ser físico ou psicológico, e de assédio moral, que é expor alguém a alguma situação constrangedora de forma repetitiva e prolongada. Finalizando as palestras, Karine Nunes disse que é preciso fortalecer as mulheres, pois “falar sobre empoderamento é falar sobre sociedade”, explicando, ainda, que empoderamento feminino é independência financeira, liberdade de expressão e autonomia corporal.
Iury Parente - Edição: Katya D’Angelles
Fonte: https://www.al.pi.leg.br/institucional/noticias/servidoras-da-alepi-participam-de-encontro-com-palestras-educativas
