Gestão

SMS divulga números da ação “Saúde em Movimento” no Amolar

SMS divulga números da ação “Saúde em Movimento” no Amolar

Uma grande ação proporcionou diversos serviços gratuitos aos moradores da localidade Amolar, no último sábado (26). Das 8h às 17h, o projeto “Saúde em Movimento” promovido pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um grande número de atendimentos na localidade, levando os cuidados com a saúde até a zona rural de Floriano.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram o sucesso da ação que beneficiou centenas de moradores do Amolar, a cerca de 80 km da cidade. No setor de atualização e confecção de cartão do SUS, as equipes atenderam a um total de 66 pacientes; no setor de regulação, os profissionais realizaram a marcação de exames e consultas para 87 pacientes.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atuou na realização de 352 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Trabalhando na prevenção, a coordenação de Imunização esteve presente para atualização da caderneta vacinal, imunizando: dT, 8 pacientes; hepatite B, 7 pacientes; tríplice viral, 8 pacientes; meningo C, 6 pacientes e vitamina A, 4 pacientes.

Um total de 245 consultas médicas foram realizadas durante a ação: atendimento médico com clínico geral (73), ginecologista (90) e urologista (82), além de 54 coletas citopatológicas. Uma equipe do NASF – Núcleo de Atendimento de Saúde da Família recebeu 7 pacientes para realização de técnicas de auriculoterapia, enquanto os profissionais da atenção básica efetuaram a dispensação de medicamentos para 39 pacientes.

A saúde bucal também foi priorizada no projeto “Saúde em Movimento”, resultando na realização de diversos procedimentos odontológicos, entre restauração, raspagem, profilaxia, aplicação de cariostático e capeamento pulpar com evidenciação de placas, abrangendo 40 pacientes com 100 procedimentos.

No setor de aferição de pressão arterial e glicemia capilar passaram cerca de 200 pacientes, 13 pessoas realizaram teste de acuidade visual, 40 foram submetidos a antropometria através da medição das dimensões do corpo que possibilitam a análise da condição física e biológica, além 11 atendimentos com nutricionista. 

Presente na ação, o Centro de Assistência Psicossocial - CAPS II, atualizou cadastros e efetuou a dispensação de medicação, com atendimento psicossocial a 8 pacientes, 3 triagens, além de 5 visitas domiciliares em localidades próximas ao Amolar. “Esta foi a maior ação de saúde já realizada nessa comunidade, cumprimos com o objetivo de levar atendimentos para mais perto da população. O sentimento é de gratidão a todos que contribuíram para o sucesso desse evento”, disse Rodrigues, secretário de Governo.