Gestão

Teresina tem mais de 40 locais com redutores de velocidade

Teresina tem mais de 40 locais  com redutores de velocidade

 

Atualmente a cidade de Teresina conta com seis radares estáticos, 10 detectores de avanço de sinal; seis radares detectores de velocidade. Eles estão localizados na zona Leste, nas avenidas Raul Lopes, Marechal Castelo Branco, Avenida Cajuína e Maria Antonieta Burlamaqui; na zona Sudeste, na Avenida Joaquim Nelson; zona Sul, na Avenida Barão de Castelo Branco, dentre os mais de 40 pontos onde serão utilizados os radares estáticos.
Segundo informações da Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS), redutores de velocidade fiscalizam a prática de excesso de velocidade na zona urbana da capital. De acordo com a superintendência, andar em alta velocidade é a causa de vários acidentes, inclusive aqueles mais graves e com vítimas fatais.  "O objetivo de tais radares é que façam com que os condutores imprudentes sejam punidos e evitem manter tal prática", disse o diretor de trânsito e sistema viário da Strans, José Falcão. 
Os pontos onde os redutores de  velocidade estão instalados foram escolhidos  devido a prática de alta velocidade, risco aos pedestres, ciclistas, etc. A velocidade  máxima  com a qual os  condutores podem andar é definida a partir do projeto geométrico do local e readequada de acordo com a realidade de cada via. Leva-se em conta a travessia de pedestres, condição da via, volume de tráfego, dentre outros fatores. 
Em avenidas como Raul Lopes e Marechal Castelo Branco, a velocidade máxima permitida é de 70 km/h. Os radares funcionam com câmeras de infravermelho e são aptos a registrar placas mesmo com baixa luminosidade.
Como já explicou o diretor de trânsito da Strans, José Falcão, os redutores são  instalados em locais  que apresentem  riscos de acidentes. Um exemplo foi a implantação do aparelho  fiscalizador  na Avenida Alameda Parnaíba, em 2013, quando o local  registrava muitos acidentes  envolvendo carros e atropelamentos de pessoas.
As infrações eram registradas no acesso à Ponte Estaiada, que liga as zonas Leste e Norte de Teresina. O local ganhou um redutor de velocidade para inibir a ação de motoristas que estavam desrespeitando a velocidade máxima de 40 km/h na descida da ponte, na Alameda Parnaíba. Na ocasião, os moradores da região afirmaram que os condutores não  trafegavam pela avenida com  menos de 70km/h antes do radar. 
Na Alameda Parnaíba e Ponte Estaida já existiam placas de sinalização, alertando aos motoristas que a velocidade máxima para descida da ponte é de 40 km/h. Após a descida, a velocidade permitida é de 60 km/h. No entanto, elas não resolviam o problema. 
Fonte: Diairo do Povo