Literatura

TRATAMENTO PREFERENCIAL PARA O PIAUÍ

TRATAMENTO PREFERENCIAL PARA O PIAUÍ

TRATAMENTO PREFERENCIAL PARA O PIAUÍ

 

Osiel Silva*

 

Li com muita ênfase o livro do autor e colega acadêmico Magno Pires. A obra é diversa na sua temática, cuja organização aborda diversos feitos apresentados em forma de capítulos. 

Todavia, o que mais prendeu a minha atenção na obra é o tempo narrativo dos fatos e/ou acontecimentos de data outrora, antes mesmo do nascimento deste leitor; bem como, o visionário que é Magno Pires, uma vez que o contexto histórico apresentado pelo autor em meados de 80 caminha por passos simétricos com os eventos ocorridos na década de 90.

A observação do autor acerca dos fatos citadinos coloca a obra: Tratamento Preferencial para o Piauí numa posição bem estratégica, pois a mesma mantém uma linha cronológica no tempo com as temáticas diversas em que está distribuída no corpo textual.

Nesse sentido, o autor aponta e esclarece norte na sua obra, em especial quando passa a discorrer acerca das questões econômicas; não apenas em relação às finanças públicas, porém a vida econômica em que cada cidadão encontra-se inserido.

Todavia, ao abordar a temática política é que o escritor vai mais longe; primeiro porque não tem medo de errar e/ou acertar sua opinião sobre o ponto de vista exposto, ora a política é uma ciência de opinião inexata; e é por isso que o Magno Pires se diferencia entre os demais; uma vez que não tem medo de opinar e, desse modo incomoda a muitos por suas posições bem definidas na arena da seara política. Não há margem para ficar em cima do muro.

Os demais aspectos da obra como já dito em sua multiplicidade de temas, ficam presente no gênero textual escolhido pelo escritor: o narrativo que aborda tão bem nas suas crônicas o seu aspecto descritivo, permitindo uma análise de discurso sobre fontes literárias que o autor deve ter bem escolhido e bebido na fonte, como Machado de Assis, José de Alencar, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, dentre outros.

E assim, em seu exponencial temático referendado na presente obra: Tratamento Preferencial para o Piauí, o autor arremata com maestria o tema que ele bem entende e tem desenvolvido no seu contexto sociopolítico e profissional: Gestão Pública, marcando nesse contexto o homem, o literato e a sua posição no tempo levando sua assinatura Magno Pires.

 

__________________

Osiel Silva é poeta, graduado em letras português/inglês e advogado, OAB (subseção PI). Email: [email protected]