Economia

Trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste é concedido à iniciativa privada

Trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste é concedido à iniciativa privada

Mais um dia de leilões do Infra Week, uma semana dedicada a concessões de aeroportos, portos e ferrovia na Bolsa de Valores B3. Depois das concessões de 22 aeroportos, na última quarta-feira (7), foi leiloado, nesta quinta-feira (8), o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). O vencedor do certame foi a empresa Bamin (Bahia Mineração), que ficará responsável, por 35 anos, pelo trecho de 537 quilômetros de extensão que liga as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.

“Um investimento que vai, primeiro, permitir a conclusão de uma obra inacabada há 10 anos. Nós, finalmente, vamos ver a obra da FIOL tomando corpo, terminando, chegando no porto. Essa concessão equaciona a questão do Porto Sul; e a gente vai ter um sistema integrado: mina, ferrovia, porto”, ressaltou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

A concessão da FIOL destravará o projeto e garantirá R$ 3,3 bilhões em investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão destinados à conclusão das obras do trecho, que estão com 80% de execução. Também permitirá a criação de 55 mil empregos diretos e indiretos. O valor de outorga para a FIOL ofertada pela Bahia Mineração foi de R$ 37,730 milhões.

A expectativa é a de que o trecho 1 da FIOL, leiloado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), comece a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité. Volume que deve dobrar em 2035, superando 50 milhões de toneladas de carga e ampliando a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil.

Fonte: Portal Brasil

Foto: MInfra