Gestão

TRT-PI realiza eleição hoje para escolher novo presidente

TRT-PI realiza eleição hoje  para escolher novo presidente

 O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região-Piauí (TRT-PI) realiza hoje a eleição para escolha do novo presidente para o biênio 2015/2016. A eleição será entre 9 e 10 horas, no plenário da casa. Pelas regras de eleição para a presidência da corte trabalhista, que segue o critério de antiguidade, deve ser eleita a desembarga-dora Enedina Maria Gomes dos Santos, mas até ontem à tarde o cenário ainda estava indefinido. 

Havia uma articulação para a reeleição do atual presidente, desembargador Francisco Meton Marques de Lima. Seria a primeira vez nos 22 anos de existência do tribunal que um presidente comandaria a Justiça Trabalhista do Piauí por dois mandatos consecutivos. A indefinição surgiu porque o desembargador Fausto Lustosa Neto, que seria o presidente depois de Francisco Meton (pelo critério de antiguidade), oficiou a desistência da disputa pela presidência. 
A desembargadora Enedina Gomes dos Santos, que vem na sequência de Fausto Lusto-sa, também concordava em abrir mão do cargo em favor do atual presidente. A desem-bargadora Liana Chaib, porém, a quem caberia a vez depois de Enedina, avisou que iria para a disputa. Liana Chaib é a atual vice-presidente. Francisco Meton Marques de Lima disse que não haverá disputa. "A escolha do presidente do TRT-PI é consensual, obedecendo-se ao critério de antiguidade", afirmou. Presidente desde dezembro de 2012, ele está encerrando agora seu segundo mandato de presidente na corte trabalhista - foi presidente entre 1998 e 2000. Segundo Meton Marques, só haveria reeleição se todo mundo abrisse mão, con-sensualmente, da disputa. Como até ontem não havia o consenso, a desembarga-dora Enedina Gomes dos Santos deverá ser eleita presidente. Será a segunda vez que ela ocupará o cargo maior do TRT-PI - a primeira foi entre 2002 e 2004.
Fonte: Diario do Povo