Direito
TSE autoriza envio de tropas federais para 65 municípios
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para 65 municípios do Piauí nas eleições do dia 5 de outubro. No total, 70 municípios tinham pedido reforço na segurança durante as eleições. O pedido tinha sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral, a partir da solicitação feita pelos juízes de 24 zonas eleitorais, que corres-pondem às 70 cidades.
Os pedidos dos magistrados foram feitos com base em histórico de violência nas eleições e por conta do acirramento dos ânimos entre os partidários dos candidatos às vésperas do pleito. As tropas devem ser enviadas aos municípios dois ou três dias antes do pleito. Até o momento, o TSE autorizou o envio de soldados para as eleições no Piauí, Pará e Maranhão. Para o Rio de Janeiro, a autorização foi rejeitada. Para o governo local, há necessidade da presença imediata das tropas.
Não foi informado o quantitativo de homens que virão para o Piauí. Além das tropas federais, cerca de 6 mil homens da polícia militar estarão atuando no Piauí durante o pleito. Além da PM-PI, serão utilizados contingentes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. O envolvimento das diversas polícias e das forças federais nas eleições foi discutido na quarta-feira passada durante reunião no TRE-PI que definiu o plano de segurança para o pleito.
O objetivo do esquema de segurança é garantir a segurança de eleitores e candidatos durante a votação e combater crimes eleitorais, como a compra de votos, boca-de-urna, transporte ilegal e alimentação de eleitores, em auxílio ao Ministério Público Eleitoral. Na última eleição, o Piauí contou com tropas federais em 39 municípios, sendo um dos estados no ranking com maior pedido de segurança junto ao TSE.
Fonte: Diario do Povo