Gestão

VISITA A ARCHEA BIOGÁS AMÉRICA LATINA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MEDIO VALE DE ITAJAÍ NO ESTADO DE SANTA CATARINA

VISITA A ARCHEA BIOGÁS AMÉRICA LATINA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MEDIO VALE DE ITAJAÍ NO ESTADO DE SANTA CATARINA

*Avelar Damasceno Amorim

                A ARCHEA foi fundada em 1988 na Alemanha, por Oliver Nacke, que criou a ARCHEA BIOGÁS AMÉRICA LATINA que surgiu com o desejo de tornar o mundo um lugar ambientalmente sustentável nas bacias hidrográficas do mundo.

             Em 2016 foi estabelecido o primeiro escritório na América Latina, sediado na cidade de Pomerode/SC, onde hoje possui um centro de pesquisa, desenvolvimento e nacionalização de tecnologia.

            Atualmente a ARCHEA conta com mais de 150 projetos executados em diversos países da Europa, América Latina, e demais continentes. Entre eles: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Croácia, Índia, Itália e Uruguai.

            A ARCHEA está em constante inovação, buscando mudar a forma como o mundo vê os resíduos sólidos.

            Foram estabelecidos 14 (quatorze) polos para implementação do modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos no Estado do Piauí, para a instalação de usinas biomecânicas de valorização de resíduos sólidos e galpões de triagem visando o fortalecimento das associações ou cooperativas de catadores de lixo.             

No Piauí, através de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI e o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT CO2 ZERO, está sendo implementada a tecnologia gerada pela ARCHEA, para a tomada de medidas específicas nas áreas técnicas e organizacionais, para o aumento da eficiência na administração do Consórcio Intermunicipal do Meio Norte de Valorização dos Resíduos Sólidos envolvendo 15 (quinze) municípios da região de Piripiri para aumento da eficiência global.

            A gestão de resíduos sólidos é uma temática bastante importante a ser discutida nas sub bacias hidrográficas da grande região hídrica do rio Parnaíba, esse assunto vem sendo discutido de maneira constante com os atores locais da bacia e o presidente interino em suas falas registra a importância da implementação integrada das políticas públicas de meio Ambiente e Recursos Hídricos de maneira transversal às demais políticas públicas – saneamento básico urbano e rural (eixo especial de resíduos sólidos), educação ambiental, agricultura , irrigação, pecuária, energia, indústria, transporte, turismo e lazer).

            Uma melhor gestão de resíduos sólidos no Estado do Piauí impulsionaria o desenvolvimento sustentável do Estado, contribuindo para a ação climática. Para isso, é necessário não apenas aperfeiçoar os processos de coleta seletiva, reutilização, para evitar o destino a céu aberto, contribuindo

para a emissão de gases de efeito estufa (emissão de metano, quando disposto a lixões ou mesmo em aterros sanitários).

            Para o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI e CBH PARNAÍBA a gestão dos resíduos sólidos é um dos principais desafios da Política de Saneamento Básico Urbano e Rural para o desenvolvimento sustentável nos 11 (onze) territórios de desenvolvimento sustentável ou nas 5 (cinco) sub bacias hidrográficas – CBH Serra de Ibiapaba e CBH Sertões de Crateús do Ceará; CBH Canindé/Piauí e CBH Gurguéia do Piauí; CBH Balsas do Maranhão – envolvendo 280 municípios.     

            O presidente interino do CBH Parnaíba disse que os municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão localizados na Grande Região Hidrográfica do rio Parnaíba precisam de iniciativas estratégicas para a implementação de modelos de gerenciamento integrados, participativos e descentralizados. Em destaque o modelo do Estado de Santa Catarina da ARCHEA e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale de Itajaí que está sendo implementado no Estado do Piauí.

*Avelar Damasceno Amorim

Engº Agrº M.Sc. Tecnologia de Sementes; especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ex- coordenador do PNMA e PROÁGUA da SEMARH; Diretor de Sustentabilidade e Programas Especiais do IAEPI; Presidente Interino do CBH Parnaíba.