Wilson autoriza licitação da Barragem de Castelo nesta sexta
O governador Wilson Martins assina, nesta sexta-feira (10), o lançamento do edital de licitação da Barragem de Castelo, entre Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, na região Norte do Estado. Com investimento de R$320 milhões, a obra irá barrar as águas do Rio Poti e prevenir cheias em oito municípios, inclusive Teresina. A barragem conta com recursos do PAC Prevenção de Enchentes. A solenidade acontece às 8h, no Palácio de Karnak.
Com capacidade de armazenamento de 2,6 bilhões de metros cúbicos, a barragem evitará enchentes em Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Teresina, Prata do Piauí, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, São João da Serra e Novo Santo Antônio.
A obra será feita com Concreto Compactado a Rolo, que apresenta alta resistência - maior que a resistência de barragens feitas com terra compactada ou mistas. A barragem tem 61,50 metros de altura e 1.585 metros de extensão.
"Essa obra irá resolver definitivamente problemas de enchentes e abastecimento de água nos municípios abrangidos por ela. Vamos trabalhar projetos de inclusão produtiva e fomentar o turismo, já que vai ser formado o segundo maior lago artificial do Piauí", afirmou o governador Wilson Martins.
Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí