Gestão

Wilson cria grupo para consolidar acordos de cooperação no exterior

Wilson cria grupo para consolidar acordos de cooperação no exterior

Com o intuito de dar celeridade aos acordos de cooperação fomentados durante viagem à Europa, bem como de consolidar a ideia de prospecção de negócios com empresas estrangeiras, o governador Wilson Martins estabeleceu um grupo técnico que acompanhará as ações a serem desenvolvidas com órgãos e instituições européias. O grupo será encabeçado pelo secretário estadual do Planejamento, César Fortes, e contará com a colaboração da Coordenadoria de Comunicação (CCom) e com a Superintendência de Relações Internacionais do Governo do Estado.

"Nosso objetivo é fazer com que os frutos colhidos durante a viagem aos países europeus sejam efetivados o mais rápido possível, contribuindo para alavancar o desenvolvimento do Estado através do estabelecimento de empresas de grande porte no Piauí, bem como a execução de convênios que oportunizam a capacitação de alunos e professores", argumenta Wilson Martins.

Segundo César Fortes, a Seplan dará suporte a todo o trâmite de consolidação dos acordos com empresas e instituições estrangeiras, na busca de instalação de filiais da Karmaz (montadora de caminhões), Trasga (voltada para tecnologias de irrigação) e da BMW, que pretende montar uma montadora de motocicletas no país e o Piauí apresenta-se como uma opção bastante viável e interessante para os empresários.

"Para o início do próximo mês já aguardamos a visita de um grupo de empresários estrangeiros que, atraídos pelo governador Wilson Martins, vem conhecer de perto as potencialidades do Estado", ressalta César Fortes.

Parcerias firmadas na Europa

Dentre as parcerias firmadas durante viagem à Europa, Wilson assegurou o repasse de R$80 milhões, através do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), a projetos de melhoria de vida da população do Semiárido. Foi firmado em Berlim, Alemanha, com o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB), hospital alemão de referência na área de traumatologia e ortopedia, convênio para intercâmbio de profissionais. No mês de junho, por exemplo, o professor-doutor Michael Metzner chegará ao Piauí, onde ministrará, durante um ano, aulas na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (Facime-Uespi).

Na área de educação, houve a assinatura de termo de compromisso entre o Governo do Piauí e o Governo da Espanha, em Madri, para envio de alunos da rede estadual de ensino para fazerem intercâmbio naquele país. O primeiro grupo de alunos iniciará os estudos no exterior no primeiro semestre letivo de 2014. Além da Espanha, os alunos poderão ir para o Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.