Gestão

WILSON: UM DOS MELHORES?

 

         Wilson, um dos melhores!

 O Secretário de Comunicação não quis ser taxativo relativamente à administração. Ficou nas comparações. Mas, ao fazer um comparativo das ações implementadas por vários governos, desde Alberto Silva, não disse que o Governador Wilson avançou mais que os outros que o antecederam na Chefia do Executivo piauiense. O governador Wilson, na verdade, suplantou todos, fazendo mais que todos, e destacando-se em várias áreas da gestão estadual. Por conseguinte, Wilson foi, com certeza, o melhor governador desde Alberto Silva para cá. E ao dizer isso, não estou desmerecendo nenhum ex-governador, pois cada um faz o que permitem as pré-condições do seu tempo.

A intervenção na distribuição de água, com as adutoras; as estradas construídas nos cerrados; os planos de cargos, carreiras e salários aprovados, com o intuito de formar uma burocracia profissional. A infraestrutura com 4.000 km de estradas construídas, preservados...; a renegociação da dívida do Estado; o plano de estado para 40 anos; restabelecimento das funções constitucionais da Fundação CEPRO; o planejamento como matriz para governar; o rígido controle fiscal; a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal; a construção das adutoras; o cofinanciamento da saúde; o aumento do PIB e da renda per capita; aumento fantástico da arrecadação, ao ponto da arrecadação do ICMS e outros impostos de competência do Estado, ultrapassarem as transferências constitucionais do FPE; os índices da educação que melhoraram muito; o Rodoanel em Teresina, com a construção de outros 12 rodoaneis em cidades piauienses; os aeroportos em conclusão, especialmente o de São Raimundo Nonato; e muitos outras iniciativas governamentais para melhoria da mobilidade urbana.

 

         Esse quadro resumo de atividades contrasta com o de seus antecessores. Nenhum, na verdade, teve a capacidade de fazer as obras de Wilson. Com certeza, não tiveram as pré-condições de Wilson; ou não provocaram, por conta da timidez histórica. O governador Wilson foi o melhor governante do Piauí nos últimos tempos, com isso não desmereço Alberto Silva, Mão Santa e Freitas Neto, que desenvolveram atividades essenciais ao Estado na gestão, no social e na infraestrutura.

 

         Por fim, deixará firmada as condições para conclusão do porto de Luís Correia, por que fez a planta, que não havia; agora comprometerá R$ 400 milhões na sua conclusão, em parceria com o Governo Federal. Além disso, o Piauí passará a ser um dos maiores produtores de energia eólica e solar no litoral e na região de Marcolândia, onde empresas estão implantando um parque energético com investimentos de quase R$3 bilhões.

 

Magno Pires é ex-Secretário de Administração do Estado do Piauí e Membro da Academia Piauiense de Letras – APL.

Portal: www.magnopires.com.br ( 10.100.509  acessos em 50 meses)

E-mail: [email protected]