Gestão

Zika vírus não ameaça a realização da Olimpíada, afirma Dilma Rousseff

 A presidenta Dilma Rousseff afirmou, no sábado (13), que o grande número de casos de zika vírus no País, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, não compromete os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. A declaração foi feita durante visita da presidenta à comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ), como parte do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero.

“Nós conseguiremos, até a Olimpíada, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. É mais que uma obrigação, é um dever. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres e crianças para que nos ajudem nessa função.”

A presidenta afirmou que a capital carioca é uma das cidades prioritárias no combate ao mosquito em razão dos Jogos. “No Rio de Janeiro, estamos fazendo uma ação dirigida. [...] Somos o regimento de vanguarda, mas precisamos de todos os participantes.”

Dilma ressaltou que, apesar dos Jogos, o importante é a saúde das mulheres grávidas e das crianças. “Isso não é um compromisso nosso com alguém do exterior. É um compromisso nosso conosco mesmo.” A presidenta disse estar confiante de que o Brasil vai vencer a guerra contra o zika vírus, assim como venceu a febre amarela no passado. “Nós ganhamos a guerra contra a febre amarela. Vamos lembrar de que nós ganhamos, e é o mesmo mosquito. Nós vamos ganhar essa guerra contra o zika vírus.”

Saneamento Básico

Dilma citou o investimento em saneamento básico como uma das ações para combater o mosquito. Segundo a presidenta, quando ela chegou ao governo, o investimento em saneamento era em torno de R$ 2,5 bilhões anuais. Agora, esse valor chega a R$ 20,5 bilhões por ano.

“Nós estamos correndo atrás de décadas de abandono da questão do saneamento. Eu também reconheço a ação do governo do Estado e da prefeitura. Nós temos orgulho de termos lutado contra isso, de ter feito saneamento.”

Zika Zero

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero está sendo realizado, simultaneamente, em 356 municípios brasileiros, atingindo três milhões de residências. Segundo a presidenta, a campanha vai continuar ao longo do mês. “Nós vamos, inclusive, fazer também uma campanha específica para colégios, para atingir as crianças e os jovens.”

A ação tem o apoio de 220 mil militares. Além das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), prefeitos, governadores e ministros, a operação conta com aproximadamente 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto