A VIDA E O HOMEM

A VIDA E O HOMEM

Magno Pires

A vida é um bem  insubstituível e Divino. É o mais valioso de todos. A vida está acima de tudo. A sua preservação e integralidade suplantam todos os demais bens. Ela está em primeiro lugar. É o começo e o fim em tudo. Nenhum outro bem é tão importante quanto a vida. E está acima de todos os demais bens. E o seu valor é incomensurável. E não se mede e nem  sequer se conta. Nada é mais relevante que a vida. A sua manutenção é essencial. É sagrado mantê-la capaz e produtiva na sua espécie. Todos os demais bens são substituíveis, mas a vida não; quando falece, deixa um vácuo, uma lacuna, um vazio ou um espaço desabitado, sem substituição. Choros, saudades, apelos, aflições, lamentações... encarregam-se de minorar sua ausência.E há casos em que essas lamúrias, pela ausência da vida, repercutem lento e martirizam tanto, que é melhor não aborda mais em sociedade.

A vida, como já referi, é um bem (i)material, que se sobrepõe e justapõe aos demais, na angústia para ser preservada.

A vida, entretanto, não se assegura sob conteúdo fácil e fraco. Tampouco se deve animá-la e efetivá-la materialmente nas suas ações sem conteúdo correto. Por conseguinte, nenhum elemento exterior pode barrar a sua decisão de prosseguir na sua caminhada. Continuará antagonista e liderando todos os eventos. A sua determinação não será interrompida por qualquer obstáculo e emaranhado para emoldurá-la diferente das orientações bíblicas.

A vida, pois, é superior em tudo. Ela emana de um ser superior; embora constantemente atingida, desvencila-se dos caminhos ínvios e resurge imponente e gloriosa na sua existência.

A vida deve ser vivida sem traumas. E não pode aturar e conviver com a maledicência, com a inveja, com o ódio, com a impiedade, com a vingança, com a soberba, com o asco, com a vaidade, com a traição, com a prepotência, com o arbitrário, com o autoritarismo... A humildade é a sua razão de ser e de viver. Prospera na bondade e falece na maldade. Ser humílima é ser cristã em Deus; e adotar as suas considerações e os seus ditames sagrados. Sem humildade e atitudes cristãs é impossível construir-se a vida. A vida será sempre humildade e resignação. Bondade e amor.

Sem condutas e comportamentos simples, singelos, afetivos, consagrados na Bíblia, a vida não terá constância e amor em Deus.

A vida sobrepuja todos os demais horizontes, embora longínquos e distantes, de serem alcançados na longevidade celestial e infinita. Porque a vida é infinitesimal e final, é única, não há nada semelhante à existência da vida. A pureza e a integralidade de suas ações posicionam-se acima e posterior a qualquer outro ato na terra. E está no infinito e último grau do universo humano do planeta. Já o disse, nada a suplanta.

A vida é um estratagema criado por Deus. É, certamente, o mais relevante ato e ação de Deus perante os seus desígnios.

A vida é uma lenta elaboração e construção Divina. Com sublime paciência, meditação, trabalho constante, tranquilidade, moderação e serenidade, Deus criou a vida tão perfeita quanto a sua imagem, mas foi desvirtuada pela ação malévola e perversa da sociedade; do homem mal e anticristão.

A sociedade humana é uma engrenagem difusa e confusa, maquinada pelo homem, para tentar desvirtuar e desagregar os atos e fatos inseridos pela vida, para que esse complexo humano possa funcionar, mas atendendo as virtudes pias oriundas do homem e mantidas por Deus.

O homem em sociedade, entretanto, não está conduzindo esse enorme patrimônio, que é a vida, para melhorar as suas agruras, emoções, paixões e aflições. Porque subestima as orientações de Deus, para atender os seus vícios e desejos espúrios, contrários às determinações de Deus à vida.

A vida do homem tornou-se um gravíssimo problema da existência. Justamente porque não obedece e se submete, por pura vaidade, aos proclamos  divinos.

(De Magno Pires para o Papa Francisco)

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras e o Vice-presidente, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected]