Política

A VITÓRIA DA PROFA. SOCORRO WAQUIM

A VITÓRIA DA PROFA. SOCORRO WAQUIM

A VITÓRIA DA PROFA. SOCORRO WAQUIM

 

Magno Pires

 

            Conheço Timon! e a sua gente. Trabalhei nessa cidade por oito anos como Secretário Municipal, duplamente. Secretário de Administração e Recursos Humanos, Secretário de Assistência Social e ainda presidente da Fundação João Emílio Falcão. Essa condição, dera-me a oportunidade única, sempre com o apoio irrestrito e total da Profa. Socorro Waquim, de conhecer o município social, político, econômico e culturalmente e inúmeras pessoas da melhor espécie e conduta, as quais são minhas amigas até hoje, passados várias anos do desempenho daquelas funções.

            Como sou um apaixonado pela política partidária, pela economia e pela administração pública, esses oito anos de trabalho, valeram-me como fonte de estudo técnico-científico nesses três setores da atividade, aumentando e consolidando, mais ainda, os meus conhecimentos nessas áreas, após ter sido Secretário de Administração do Estado do Piauí por quatro anos e subsecretário por mais quatro, completando um ciclo de dezesseis anos na gestão pública, trabalhando com recursos humanos, com pessoas, com o carácter e a conduta sensíveis de seres humanos.

            E, tanto no Piauí quanto em Timon, Estado do Maranhão, fui liderado por duas pessoas de carácter simples e único e de condutas exemplares, como Socorro Waquim e Mão Santa, ambas extraordinariamente bens sucedidas na política; e reconhecidos pelo povo, pela sociedade e pelos eleitores nas condições de governador e prefeita, respectivamente.

            Aqui, entretanto, deixo de falar no ex-governador e atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que será reeleito prefeito de Parnaíba, para enaltecer, merecidamente, as duas gestões de Socorro Waquim em Timon, além de  atual deputada estadual.

            Na cidade de Timon ou nesse município timoneiro têm apenas duas fortes lideranças: Socorro Waquim e Chico Leitoa; que dividem o enorme espaço político municipal com as suas fortes capacidades de lideranças, tendo as duas desempenhadas as mesmas funções políticas na municipalidade e no Estado. 

            Entretanto, mormente, nesta eleição de 2020, apenas Socorro Waquim é candidata à prefeitura, conquanto Chico Leitoa abdicou de sê-lo por questões políticas e judiciais, embora o seu filho seja o atual prefeito reeleito; e colocando a professora Dinair, como candidata a disputar o evento eleitoral, com a ex-prefeita e atual deputada Socorro Waquim.

            Evidentemente que a professora Dinair, apesar de seus méritos, não é o líder Chico Leitoa, portanto, não é páreo para disputar e vencer o evento eleitoral de Socorro Waquim; Pois esta é muito, muito maior mesmo, líder que Dinair, enquanto Chico Leitoa seria a pessoa indicada para concorrer com Socorro Waquim, em igualdade de condições, e possivelmente vencer o pleito. No entanto, com Dinair, Socorro Waquim, embora o apoio irrestrito de Chico Leitoa, e do filho Luciano, não terá êxito na eleição de 15/11/2020, porquanto Socorro Waquim será eleita, inobstante na oposição e enfrentando o atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

            Nenhum líder político em Timon, nem sequer Chico Leitoa e o seu grupo, fizeram tanto pelo município e o seu povo, como Socorro Waquim, mesmo incluindo todos os mandatos da família Leitoa. Socorro Waquim é única e inédita na construção de bens e equipamentos públicos no município.

E relaciono apenas onze obras para destacar as suas gestões e enaltecer as suas duas administrações: construção do sistema de esgoto sanitário; ampliação do sistema de abastecimento d’água com a construção de oito caixas d’água de 500 mil litros cada, sem privatizá-la; ampliação e com construção de vários sistemas simplificados de água no interior; construção de 2 milhões de metros quadrados de calçamento; financiamento e construção de dez mil casas populares com recursos de R$ 137 milhões provenientes da Caixa Econômica; treinamento, seleção e aperfeiçoamento de professores da rede municipal com ampliação de número de professores; cocurso público; criação de guarda municipal; aumento da rede de  eletrificação rural e urbana; curso de gestão pública que certificou 1.270 servidores públicos e presidentes de associações, além das iniciativas preliminares para construção do Shopping Cocais com a regularização da área etc., etc.

Qual o outro gestor público em Timon, que fizera, pelo menos, parcela disso?  Nenhum! Nenhum Mesmo. Apenas Socorro Waquim. E, justamente por isso, que está se destacando entre as demais candidaturas pelo município e a sua gente. Socorro é melhor. Mais preparada. E com serviços prestados ao município. É conhecida da maioria.

O povo timonense e/ou timoneiro, com a sua capacidade de análise, reflexão e inédita inteligência, haverá de fazer um estudo profundo, correto, sensato e compatível com o seu carácter e conduta; e escolher, realmente, quem fez tanto pelo município, baseado em experiência política e de gestão; e eleger uma mulher do carisma e de determinação, corajosa e fervorosa líder, com serviços prestados ao município, como nenhum outro gestor no presente próximo e no pretérito senão Socorro Waquim.

Nada em Timon deslustra, mas apenas ilustra, a biografia de Socorro Waquim; Por isso, que ela é candidata e deverá ser vitoriosa.

Vitória!, Vitória!... Vitória Socorro Waquim.

           

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal