Política

DR. PESSOA (MDB) E ROBERT RIOS (PSB) CONTRA O ESQUEMÃO POLÍTICO-GERENCIAL DA CAPITAL

DR. PESSOA (MDB) E ROBERT RIOS (PSB) CONTRA O ESQUEMÃO POLÍTICO-GERENCIAL DA CAPITAL

DR. PESSOA (MDB) E ROBERT RIOS (PSB) CONTRA O ESQUEMÃO POLÍTICO-GERENCIAL DA CAPITAL

 

Magno Pires

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho, após reflexões, diálogos, conversações, negociações e muita transigência, consegue emplacar o médico dr. Pessoa, como pré-candidato a prefeito da Capital, Teresina; e ainda desfiliará o ex-deputado Robert Rios do seu atual partido, para ingressar no PSB do ex-governador Wilson Martins (PSB), para ser o companheiro de dr. Pessoa, como Vice; e mais o apoio irrestrito do ex-governador Wilson Martins como coligado do MDB no evento eleitoral de outubro.

A chapa Dr. Pessoa e Robert Rios é uma armação política que não explodirá. O Dr. Pessoa apaziguará os ânimos impetuosos e explosivos da conduta pessoal e política de Robert; sempre disposto a arregaçar as mangas para detonar o adversário. E Pessoa, embora de diálogo difícil, às vezes confuso, ciclotímico, e embaraçado em seus comentários e ditames, consegue aplacar as iras e tornar as ocasiões amistosas. Pois, carrega consigo um enorme e forte sentimento de simplicidade e carisma essenciais no cotidiano político quando os ânimos se exaltam.

O deputado Themístocles Sampaio é tutor de dr. Pessoa. Se este projeto for vitorioso, que não será fácil, o dr. Pessoa e o ex-deputado Robert Rios, creditarão à paciência e persistência ao empenho de Themístocles. Todos os méritos serão do presidente da Assembleia. O dr. Pessoa e o ex-deputado Robert Rios sabem que enfrentar o esquema todo poderoso de Firmino na Capital não será tão fácil; embora o desgaste de Firmino provocado pelos 8 anos que administra a Capital, mas com uma bem sucedida gestão. Especialmente nas áreas da educação e da infraestrutura. E o eleitorado e sociedade não mudarão esse recorte de sucesso para apostar em novos gestores facilmente. Ainda que Pessoa e Robert sejam políticos experientes e com relevantes serviços prestados à Capital e ao Piauí. Pois, ambos, foram deputados.

O evento de outubro poderá ir para o 2º turno. Porquanto, além de dr. Pessoa e Robert, há os candidatos dep. Fábio Abreu (PRB) e o dep. Fábio Novo (PT); juntando-se o ex-vereador e ex-deputado estadual e federal Silas Freire. E, ainda, o deputado Georgiano Neto (PSD), filho do atual deputado federal Júlio César.

E nessa labuta eleitoral da Capital Teresinense, ele (Firmino) se fortalecerá mais ainda com o ingresso de Sílvio Mendes no PSDB para ser, possivelmente, o eventual candidato do prefeito Firmino Filho.

Por conseguinte, essa disputa eleitoral da Capital em 2020, ainda renderá muito barulho, muita confusão, muito diálogo, muito acordo, muita transigência... quando esses políticos e grupos partidários entrarem em ação. E todos estão vidrados, olhando diuturnamente os líderes se debruçarem irresolutamente sobre as propostas, programas e projetos dos adversários, para destruí-los, na intenção, desejo e ação de torná-los insignificantes para elogiar os seus. Foi assim, sempre será assim, sem contestação.

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br,