Política

ESTÁ DIFICIL A SUCESSÃO EM TIMON

 

Magno Pires

É do conhecimento popular ser muito difícil desbancar qualquer prefeito e/ou governador de uma reeleição. Entretanto, governadores e prefeitos, que a postulavam, já foram derrotados. A tarefa, porém, não é fácil, mas acontece.

No município de Timon, o prefeito Luciano Leitoa (PSB), apoiado pelo pai Chico Leitoa, foi eleito e vai para a reeleição, como assegurado pela constituição, embora esse instituto haja sido extinto. A deste ano será o último evento para prefeito.

Em Timon, dois grupos políticos históricos disputam o Poder Executivo Municipal: Luciano Leitoa e a ex-prefeita Socorro Waquim, também ex-deputada estadual. No entanto, o deputado estadual Alexandre Almeida, também ex-vereador, postula ser a terceira via, disputando também, o cargo. Portanto, assim, a sucessão está complicada e favorece ao prefeito Luciano Leitoa, embora em Timon haja apenas dois grupos políticos.

A ex-prefeita Socorro Waquim foi aliada de Chico Leitoa e dissentiu do líder; tornou-se outra liderança fortíssima no município que compete em poder com Luciano/Chico Leitoa; criou um enorme espaço político; possibilitou a sua eleição e reeleição à prefeitura municipal; e a consolidação inédita e real de sua liderança carismática.

O deputado Alexandre Almeida, para conquistar seu espaço político, com a possibilidade de eleger-se prefeito, terá que enfrentar as lideranças de Chico Leitoa e Socorro Waquim, que não resta a menor duvida, é um páreo dificílimo, embora não impossível.

Socorro Waquim não abrirá mão da cabeça de chapa, tampouco (ou muito menos) Luciano Leitoa, que tem direito à reeleição. A melhor saída para Alexandre é propor acordo com Socorro Waquim e/ou Luciano. Do contrário, enfrentará duas grandiosas lideranças, com vasta experiência e enormes serviços prestados ao município, que pesarão na hora da votação. Porque ninguém é novo nessa história. Nem Alexandre ex-vereador e deputado.

Os políticos, para não perderem todo o poder político, estão sempre dispostos aos acordos. E estes são da essência da política e do gosto dos profissionais da política.

Alexandre Almeida é determinado e galvaniza apoios. Todavia, a consistência deles somente serão verificados mais próximo ao pleito. O eleitorado muda com facilidade de posição, porém, esse comportamento, facilmente mutável, poderá beneficiar Socorro waquim, Alexandre e Luciano.

O sucesso de cada um dependerá dos próximos meses quando estarão sobre o olhar critico, severo e decisivo da sociedade e do eleitorado. Mas, é bem que se diga, sem o malefício da soberba, que ninguém tem mais serviço prestado a Timon que Socorro Waquim.

     

            Magno Pires é  Membro da Academia Piauiense de Letras – APL

 E-mail: [email protected]

 

 

Portal: www.magnopires.com.br (64.100.672  acessos em 78 meses)