Esporte

Faltando 300 dias para a Copa 2014, obras nos estádios entram na reta fina

Faltando 300 dias para a Copa 2014, obras nos estádios entram na reta fina

Nesta sexta-feira (16), a contagem regressiva para a Copa do Mundo da Fifa 2014 chega a 300 dias para a abertura do evento. A primeira partida acontecerá no dia 12 de junho de 2014, num jogo que terá a Seleção Brasileira em campo, na Arena Corinthians, em São Paulo. A partir daí, serão outras 63 partidas em 12 sedes. Seis delas já têm estádios entregues, os que foram usados na Copa das Confederações. Nove dos dez maiores públicos do Brasileirão até agora ocorreram em estádios usados na Copa das Confederações. As outras seis seguem em ritmo acelerado para garantir a entrega até o fim do ano.

Arena da Amazônia - Manaus (AM)

Com avanço de mais de 11% desde o início de julho, a construção da Arena da Amazônia chegou a 76,18% de finalização, segundo dados divulgados pelo governo local. A entrega do empreendimento está prevista para dezembro de 2013. 

O estádio vai receber quatro jogos da Copa, todos válidos pela primeira fase. A frente de trabalho mais visível é a instalação da cobertura e da fachada, mas também estão sendo realizados os serviços de nivelamento e montagem do piso das rampas de acesso, as perfurações nas arquibancadas para montagem das cadeiras, instalações elétricas, equipamentos e acessórios esportivos, impermeabilizações, instalações hidráulicas e sanitárias, sistemas de ar-condicionado e sistemas especiais, como detecção e alarme de incêndio.

 

Arena da Baixada - Curitiba (PR)

As obras na Arena da Baixada superaram 71,43% no fim de junho de 2013, última medição divulgada pela construtora. O novo Setor Brasílio Itiberê é o ponto que mais passa por transformações. O espaço recebe novas arquibancadas, cabines de imprensa, camarotes e áreas vips. Os trabalhos de demolição em vários setores estão concluídos. A ação foi necessária para adaptar o estádio à Copa. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias e fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças. 

As torres foram retiradas para a eliminação de pontos cegos. O gramado recebeu a terraplanagem e será reconstituído com elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. Além disso, o campo foi preparado para receber os andaimes que farão a montagem da cobertura. Curitiba receberá quatro partidas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, todas válidas pela primeira fase. O estádio terá capacidade para 41 mil espectadores. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2013.

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/08/16/300-dias-para-a-copa-2014-acompanhe-a-reta-final-das-obras-nos-estadios