Política
Margarete confirma presença
A governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), confirmou, ontem (26), através de sua assessoria, presença na reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, para discutir pacto pela governabilidade. Foram convocados para o encontro, que está marcado para acontecer ainda esta semana, todos os 27 governadores do país. A Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) informou que a Presidência da República enviou convite oficial para o Governo do Piauí e que este já foi prontamente aceito.
Margarete Coelho e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foram os únicos, até agora, chefes do Executivo estadual do Nordeste, que confirmaram presença no encontro. Além deles, outros cinco governadores já manifestaram oficialmente que participarão da reunião com Dilma: Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro; Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais; José Ivo Sartori (PMDB), do Rio Grande do Sul; Marconi Perillo (PSDB), de Goiás; e Rodrigo Rollemberg (PSB), do Distrito Federal.
Apesar do convite não ter sido acompanhado de pauta específica, a convocação da presidente tem como objetivo conseguir apoio dos governadores, principalmente, dos que estão na oposição, e de suas bancadas no Congresso Nacional, para que as propostas importantes para o governo federal, como o ajuste fiscal, possam ser aprovadas. O recesso do Senado e da Câmara dos Deputados termina no próximo dia 2 de agosto, quando serão retomadas as votações.
A decisão de se reunir com os governadores veio depois de rompimento com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que após ter seu nome incluído entre os investigados na operação Lava Jato, decidiu ir para a oposição e ainda desengavetou 11 pedidos de impeachment protocolados contra Dilma na Mesa Diretora da Câmara, mas que estavam parados.
Como a governadora em exercício Margarete Coelho, é do PP, e compõe governo com o petista Wellington Dias, que está em viagem nos Estados Unidos, a sua posição de apoio à Dilma era esperada. O anúncio de que Margarete representaria o Estado na reunião de governadores do Nordeste com a presidente, marcada para acontecer no próximo dia 30, nesta quinta-feira, foi feito durante a transmissão do governo do Estado, ocorrida no último dia 22 de julho.
Na ocasião, Wellington informou que a previsão era que fossem discutidos ainda a continuidade das obras do PAC Mobilidade no Estado, o programa Minha Casa, Minha Vida, além do ajuste fiscal e o déficit previdenciário do Piauí, e demais estados, por ser um problema comum à região.
Fonte: Diario do Povo