Política

Ministro fala sobre sigilo de emails e Cidades Digitais

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foi o convidado desta quinta-feira (17) para a entrevista no programa Bom Dia, Ministro. O primeiro assunto abordado foi o fortalecimento da segurança dos emails corporativos utilizados pelas entidades que integram o governo federal, assunto que vem sido destaque nos últimos dias após a denúncia de espionagem dos Estados Unidos.

O ministro ressaltou que para evitar interceptação e monitoramento ilegal de informações, o Serpro foi designado como o novo fornecedor de correio eletrônico para a administração pública federal.

O Ministério das Comunicações iniciou na quarta-feira (16) o processo de migração para o novo padrão de e-mails oficiais do governo federal, o Expresso, ferramenta de e-mail do Serpro, e um decreto presidencial deve ser assinado nos próximos dias, definindo um cronograma para que ministérios, autarquias, fundações e demais entes do governo federal se adequem à nova norma.

A mudança começa pelas autoridades. De hoje até esta sexta-feira (18), está sendo realizada uma força-tarefa para gerar os certificados digitais de todos os ocupantes de DAS (Direção e Assessoramento Superior) 4, 5 e 6 e cargos de natureza especial. Com a assinatura digital, o destinatário vai ter certeza de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente.

A partir de novembro, o ministério deve começar a implementar a criptografia – outro recurso de segurança, em que só o destinatário consegue ler a mensagem. A expectativa é que partir de novembro todos os servidores do MiniCom já devam ter o novo serviço de e-mail. A troca do Outlook, da Microsoft, pelo Expresso, do Serpro, também vai resultar em economia para o governo, já que os custos na aquisição de licenças serão bem menores.

Também já está em fase de desenvolvimento um e-mail mais seguro para toda a população, obra de parceria entre os Correios e o Serpro.

Cidades Digitais

Sobre o Programa Cidades Digitais, que conecta cidades com rede de fibra óptica, Paulo Bernardo anunciou um investimento de R$ 201,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mais 262 municípios de todas as regiões do Brasil serão contemplados na sua segunda etapa. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do programa, em que 80 municípios foram contemplados.

Paulo Bernardo afirmou que o programa vai tanto ajudar os municípios a melhorarem sua gestão, como também está cumprindo o objetivo do governo de ampliar e popularizar a banda larga no País. “O Cidades Digitais vai conectar todas as unidades do município em uma rede de fibra óptica, o que ajuda tanto a administração do município quanto o cidadão. Assim como o governo está fazendo com o Mais Médicos, para promover médicos nos municípios onde não tem, nós temos de fazer os nossos programas para levar internet”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele reforçou que a banda larga é absolutamente importante para um País que está crescendo de maneira inclusiva.

Na seleção, que inclui municípios com até 50 mil habitantes, foram levados em consideração uma combinação de fatores, como os baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de acesso à banda larga.

A lista completa de municípios selecionados pode ser conferida no item Seleção 2013 – PAC 2.

Internet móvel

A internet Móvel foi outro ponto levantado na entrevista. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de internet móvel 4G cresceu no Brasil. Agosto deste ano registrou um aumento de 55% no número de acessos da tecnologia de quarta geração: foi de 257 mil para quase 400 mil acessos. Atualmente, 66 municípios brasileiros contam com a nova tecnologia.

Aplicativos brasileiros

Paulo Bernardo aproveitou a oportunidade para informar que a partir do último dia 10, todos os smartphones produzidos no Brasil e beneficiados com isenção fiscal do governo saem da fábrica com um pacote de pelo menos cinco aplicativos nacionais. Para o ministro, “esse número vai aumentar gradualmente para 15 aplicativos em janeiro de 2014, 30 em julho de 2014 e 50 aplicativos em dezembro do ano que vem”.

Bom Dia, Ministro

O programa é transmitido todas as quintas-feiras ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista fica disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. As entrevistas são produzidas e coordenadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida sempre das 8h às 9h.

Fonte:

Portal Planalto
Ministério das Comunicações