Política

“OUVINDO O PIAUÍ”

Magno Pires

 

         Os pré-candidatos ao governo do Estado às eleições de 5 de outubro próximo, doutor em psiquiatria e deputado federal Marcelo Castro (PMDB) é pré-candidato a governador e o médico Sílvio Mendes (PSDB), pré-candidato a vice governador  na coligação PSB, PMDB, PC do B, PSDB, PDT..., para atender uma norma jurídica contida na legislação eleitoral, estão percorrendo o Estado do Piauí, fazendo seminários em municípios polos do Estado sob o sugestivo e inteligente título “Ouvindo o Piauí, para coletar informações e dados socioeconômicos na sociedade civil, com o objetivo de elaborar o Plano de Governo, com ações e metas, que deverão ser realizadas na futura gestão, caso sejam bens sucedidos, recebendo do povo piauiense a aclamação popular, para administrar o Estado no período gerencial de 2015 a 2019, após a gestão do peemedebista Antônio José de Moraes Sousa Filho, o Zé Filho, carinhosamente assim alcunhado, pelo povo piauiense, eleito como companheiro do ex-governador Wilson Martins (PSB), candidato ao Senado da República.

         Grande número de agentes públicos e privados – deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, secretários municipais e ex, presidente de sindicatos, associações e de comunidades, professores, médicos, empresários, estudantes, lideres políticos têm participado dos eventos, conforme pude verificar nos seminários “Ouvindo o Piauí” de Piripiri, Campo-Maior, Bom Jesus e Corrente, que participei, e tive notícia que o realizado em São Raimundo Nonato, que foi o primeiro, que não participei, também participaram muitas lideranças daquela sub-região do semiarido, interessadas em dar a sua valorosa contribuição.

         Ao todo, serão realizados 26 seminários. No próximo final de semana o “Ouvindo o Piauí” será na região de Valença, contemplando esta cidade e Água Branca.

         A iniciativa é extremamente saudável e importante, além de necessária, porque é a sensibilização da sociedade, para uma temática que ela sempre esteve ausente ou jamais foi convocada. Agora, poderá dá sua imprescindível contribuição em temas como Educação, Saúde, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico porque assim estão distribuídos os setores do “Ouvindo o Piauí”.

         Considero o evento “Ouvindo o Piauí” como uma verdadeira pesquisa direta, embora lhe faltem as pré-condições técnicas - cientificas para sê-lo efetivamente, porém, a Fundação CEPRO poderá ceder os seus técnicos para colecionar e formatar os dados coletados e imprimir as condições cientificas às informações obtidas nesses 26 seminarios. Contudo, isso não invalidará, mas dará o conteúdo técnico cientifico imprescindível e necessário.