PIRES E LAGES... RESGATAM PODER POLÍTICO (I)
*Magno Pires
Governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores foram eleitos em vários períodos da vida política do Estado do Piauí, tendo esses sobrenomes no cenário político piauiense. Mas, destacaram-se também como magistrados, professores, empresários, agropecuaristas, proprietários rurais, lideres, militares, advogados, cientistas, médicos,juristas... Porém, como tudo no planeta, tiveram sua ascensão e queda. Justamente porque não souberam avaliar, analisar e compreender a história, fincando-se em idéias ultrapassadas, consequentemente sem acompanhar as vanguardas e mudanças das matrizes sociais e políticas, econômicas e culturais, que o mundo experimenta em certos momentos.
Os políticos e os intelectuais, especialmente, precisam estar atentos para esses movimentos vanguardistas, para avançar, e não perder o foco do desenvolvimento e aperfeiçoamento das idéias, para não cair no ostracismo.
Efetivamente, os Pires e Lages perderam o poder porque não souberam avaliar esses momentos de grande reflexão social porque passaram não só o Piauí, o Brasil, assim como o mundo. Entretanto, isso poderá ser resgatado, desde que a simplicidade, a humildade e a compreensão sejam os fundamentos desse projeto-resgate de novas lideranças originárias dessa matriz familiar, comprometida com as novas ramificações sócio-política-econômica e cultural que preponderam mormente no pais.
Resgatar o passado histórico não significará trazer para o presente aquelas filosofias ultrapassadas que projetaram esse berço familiar dos Pires e Lages..., entretanto, sobretudo, moldar um padrão político-socio-econômico e cultural que vivencie as discussões sociais e políticas do presente, projetando isso para o futuro, com os aperfeiçoamentos que se impõem à modernização do Piauí e do Brasil.
Quero sensibilizar os Pires e Lages... para esse projeto. Entretanto, não me proponho a liderá-lo, contudo, ser um dos seus membros proeminentes, com simplicidade, para construí-lo com bases sólidas e eficazes, concebidas num mundo que se mordeniza e avança diuturnamente, para atender as demandas sociais, diferentemente do que registramos no passado, com fundamento, em especial, na agropecuária e no latifúndio rural.
Magno Pires é Membro da academia de Letras do Piauí – APL, ex-Secretário de Administração do Piauí, Advogado da União (Aposentado).
Portal: www.magnopires.com.br(20.100.215 acessos em 54 meses)
e-mail: [email protected]