REELEIÇÃO NA ASSEMBLEIA HAVERÁ ACORDO COM DESISTÊNCIA DE HÉLIO ISAIAS
REELEIÇÃO NA ASSEMBLEIA HAVERÁ ACORDO COM DESISTÊNCIA DE HÉLIO ISAIAS
Magno Pires
O MDB está unido em defesa da reeleição do Deputado Themístocles Filho à Assembleia Legislativa do Piauí. Todos os deputados da sigla, inclusive o Senador Marcelo Castro, fizeram-se presente na residência do deputado estadual Henrique Pires, recém eleito, em almoço promovido pela agremiação para consolidar posições e reratificar o apoio ao peemedebista filho de Esperantina.
Para este Portal e para este articulista não há nenhuma dúvida sobre a vitória de Themístocles. Até porque, petistas e progressistas estão apoiando a reeleição do emedebista o que desfalca as pretensões de oposicionistas à reeleição.
Os deputados Wilson Brandão (PP), Franzé e Flora Isabel, ambos do PT, são eleitores declarados de Themístocles, além de outros que preferem o anonimato. E com a posição consolidada do candidato emedebista, com vários apoios de outras agremiações, já declarados, será o suficiente para consagrar-se reeleito.
Já dissemos também que o melhor que o deputado Hélio Isaias (PP) fazia era promover um acordo e/ou consenso, atrelando-se à chapa vitoriosa, ocupando um lugar na Mesa Diretora, com o que concorda Themístocles.
Entretanto, excluir o dr. Hélio da Vice-presidência, que já acertou, não seria o melhor caminho e/ou decisão. Contudo, se o deputado dr. Hélio concordar tudo bem. A habilidade de Themístocles é muito grande, portanto, terá capacidade para negociar isso “com o deputado filho de Parnaíba, oferecendo-lhe outro cargo em compensação.
O Senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, com pretensões de ser eventual candidato ao governo estadual em 2022, poderia deixar essa “briga” sobre a reeleição da Assembleia, apenas com os deputados do seu partido. Pois, para um postulante ao governo estadual, não fica bem discutir essa matéria. Pode ganhar votos e/ou consolidar os do seu partido, mas perderá muito mais. As outras agremiações, inclusive o MDB, não ficarão satisfeitas com essa intromissão, que não é indecisa, porém, é extremamente inoportuna. É muito melhor o Senador abandonar essa posição e falar e/ou promover um acordo com o candidato favorito ao pleito, deputado Themístocles.
O Governador Wellington Dias (PT) adiou novamente a sua viagem de retorno ao Piauí para 5/2, tudo após a eleição na Assembleia.
O Governador pode até está se livrando de uma enorme confusão local, com o assédio de seus partidários petistas e progressistas, a favor de Hélio Isaias, mas, com certeza, o seu telefone e o de sua esposa Rejane Dias não deixarão de tocar insistentemente. Petistas e Progressistas procurando-os para discutir sobre a reeleição na Assembleia.
O Governador Wellington Dias (PT) fará muito bem não entrado nessa “briga” pela reeleição. O MDB é coligado importantíssimo desde a primeira hora e o deputado Themístocles tem apoiado todas as mensagens do Executivo no parlamento estadual.Então, para que mudar, se tudo está bem para o Governador? é para atender o deputado Assis Carvalho (PT) que o governador vai entrar nessa “disputa”? e todos concordam que a reeleição na Assembleia é muito maior que o deputado Assis, embora o seu prestígio se reelegendo deputado federal pela 3ª vez. Consenso! é a melhor decisão, como quer o Senador Marcelo Castro.
Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário de Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, ex-consultor jurídico da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 112.864.502 acessos em 9 anos e quatro meses. e-mail: [email protected].