Política

SENADOR CONFIRMA BLOCÃO PARA 2014

 

                Em artigo intitulado “Blocão para 2014”, divulgado neste DP de quarta-feira, 10 de maio, anunciei que estava havendo uma articulação das oposições, formada pelos senadores Ciro Nogueira (PP), João Vicente Claudino (PTB) e ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB), objetivando as eleições de 2014. O senador JVC, em entrevista neste DP de segunda-feira, 6 de maio, confirma e defende a união das oposições para as eleições de 2014, para enfrentar o situacionismo, liderado pelo governador Wilson Martins (PSB), embora  não  cite “especificamente o Chefe do Executivo” piauiense nem qualquer dos governos anteriores.

                Além de falar nitidamente de questão política, com a formação do balcão, o senador “culpa a ineficiência da gestão pública e a falta de união dos últimos governos pelo que classifica de estagnação do Estado.” O problema do Piauí é de gestão, é a falta de planejamento e de prioridade....”

                Os dois senadores Ciro Nogueira e João Vicente deixaram a base governista do PSB, mas os seus apaniguados politicamente continuam fincados na gestão estadual. O suplente de deputado federal Elizeu Aguiar, aliado de JVC, preserva o IDEPI, com um orçamento de R$ 740 milhões, o segundo maior do Estado, perdendo apenas para o diretor geral do DER, cuja indicação é do PMDB, mais especificamente do prefeito Kleber Eulálio de Picos.

                O “blocão das oposições” seria integrado por Ciro Nogueira e João Vicente, bem assim por Sílvio Mendes (PSDB) e Firmino Filho. Ora, o ex-prefeito Sílvio Mendes poderá deixar o PSDB e filiar-se ao PP de Ciro, ficando no mesmo bloco. Porém, o prefeito Firmino Filho está mais para compor com o governador Wilson Martins, que se juntar às oposições. A parceria de Wilson com Firmino é fortíssima e envolve a cooptação de técnicos que prestam os seus serviços à gestão municipal.

                JVC critica: “O governo faz mais do mesmo. Não está acontecendo nada. Nós estamos há pelo menos duas décadas perdendo tempo com coisas pequenas, que não levam a lugar algum” – disse ele, na entrevista no DP. Entretanto, Wilson calou o senador em 07/05 ao lançar o Plano de Desenvolvimento do Estado (PDE) que fará o levantamento e o diagnostico das possibilidades do Piauí e a previsão de investimentos a serem executados para os próximos 20/30/40 anos. Esse plano estratégico calará os adversários e reafirmará que a gestão estadual está alinhada com o desenvolvimento sustentável de longo prazo, conseqüentemente com as gerações futuras e jamais em monologar com alta critica à burocracia e à falta de gerenciamento administrativo que as oposições supõem contaminar as inúmeras ações do governo Wilson Martins. Esse “balcão” tem um fim anunciado. Justamente porque o governismo fará o sucessor em 2014.   

Magno Pires