>Senador Mão Santa Aposta na Oposição
O senador Mão Santa (PSC – PI) faz oposição ao presidente Lula (PT-PI) e ao governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), embora responsável pela primeira eleição deste ao governo do Piauí em 2002. Mas, Wellington, insistira com Mão Santa para indicar Adalgisa Moraes Sousa a sua vice governadora, o que Mão Santa, ainda no PMDB-PI, declinou. O emissário foi o então deputado estadual Wilson Martins (PSDB), líder de Mão Santa na Assembléia Legislativa do Estado. Como o senador parnaibano não liberou Adalgisa, o médico Wilson foi escolhido por Wellington. E ganharam a eleição. Nenhum político quis arriscar, justamente porque Hugo Napoleão era o governador do Piauí, após usurpação do mandato de Mão Santa,cassado pela Justiça Eleitoral. Hugo sempre teve muito poder político no estado. E isso intimidava as oposições, principalmente exercendo o Poder Executivo. E postulando mandato no cargo.
Mão Santa e Adalgisa se tivessem aceito a sugestão de Wellington estariam com todo o poder no momento porque Adalgisa estaria no lugar de Wilson, com a iminência de assumir o governo do estado. E Mão Santa com o mandato renovado. Particularmente entendo ter sido um brutal erro de avaliação política do Senador Mão Santa. Essa sua posição deixou todo o seu grupo político sem rumo e sem norte, pois pretendia que todos se lançassem à oposição.
Contudo, não obstante esse seu posicionamento, lançando-se contra Wellington e o presidente Lula, ambos com altos índices de aceitação popular, o senador Mão Santa detém uma vasta capilaridade eleitoral de âmbito nacional, projetando-o como o político piauiense e brasileiro mais conhecido em território pátrio a ponto de ser citado como vice do presidenciável José Serra. Entretanto, embora nacionalmente querido, terá que insistir junto ao eleitorado piauiense, justamente quem deverá renovar o seu mandato de senador.
Mão Santa está bem nas pesquisas para o senado e para o governo do estado. E certamente, porém, tem mais votos espontâneos que o seu principal concorrente Heráclito Fortes. É o que observo por onde ando, inclusive onde trabalho no município de Timon, Estado do Maranhão. A Sua eleição para renovação do seu mandato não é fácil, mas dará muito trabalho a Heráclito. Mão Santa poderá renovar o seu mandato, inclusive com o meu apoio e voto.
Contudo, com certeza, se tivesse acatado o convite de Wellington, pelo emissário Wilson Martins, não estaria com tanta dificuldade. Resta-lhe, no entanto uma saída, apoiar Wilson para o governo do estado, após saída de Wellington. Na oposição e persistindo nas constantes criticas ao presidente Lula, perde mais votos que ganha.