SILVIO ENFRENTARÁ ZÉ FILHO (I)
*Magno Pires
Após namorar com o PP do senador Ciro nogueira e quase fechar a filiação nesse partido, o ex-prefeito Sílvio Mendes fica mesmo no PSDB, imaginando que fizera uma grande e vantajosa decisão política partidária. Mesmo desgastado permanecerá no tucanato, certamente baseada em pesquisa que lhe indicava esse destino político. Agora irá procurar o senador do PP e outros políticos para formar coligação, embora o PSDB seja adversário de Dilma Rousseff a nível nacional. Dificilmente Ciro fará qualquer acordo com ele porque perderá o apoio imediato do Governo Federal.
O ex-senador Heráclito Fortes (DEM) deverá permanecer com Sílvio Mendes. Entretanto, o ex-governador Mão Santa (PSC), por conta do apoio ao sobrinho Zé Filho, que assumirá o Chefe do Poder Executivo, em substituição a Wilson Martins (PSB), que postulará o Senado, apoiará a coligação de Zé Filho.
Continuo entendendo que a melhor opção de Sílvio Mendes é coligar-se com Zé Filho, disputando a vaga de vice-governador, para ser governador em 2017, com a sua desincompatibilização do cargo e disputar a reeleição.
Os tucanos pensam que será fácil vencer uma eleição com o Zé Filho no cargo. Estão enganados. Ele vencerá a reeleição em 2014, embora os movimentos das ruas querendo mudanças no perfil dos políticos e dos partidos, bem como nos resultados. O médico Sílvio Mendes terá outra decepção .
O PSDB é um partido em queda no cenário nacional, justamente porque não tem perfil popular, lideranças tímidas, sem apelo popular, e brigas intestinais, com a provável desfiliação do ex-presidenciável José Serra da agremiação.
No Piauí, o partido só tem voto em Teresina. No interior é muito fraco. E o eleitorado de Teresina é compartilhado com o PT, PSB, PMDB, PP principalmente. Exclusivamente a votação da capital,embora o maior colégio, não será suficiente para vencer o evento eleitoral de 2014. Terá o mesmo destino de Wall Ferraz.
Magno Pires é Presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO)
e Membro da Academia Piauiense de Letras – APL.
E-mail: [email protected]
Portal: www.magnopires.com.br ( 6.700.258 acessos em 46 meses)