SUCESSÃO DE 2014 MUITO ENROLADA MESMA
A presidente Dilma Rousseff está mais interessada na renovação do Senado Federal do que com as sucessões estaduais. O Senado Federal será renovado em 30%. Isto é, 24 senadores - um terço do Senado – poderão perder o mandato. Ou não serão reeleitos. Como o ex-presidente Lula deverá ser candidato em 2018, a renovação do Senado será o sustentáculo de sua eleição. Ademais, os principais projetos de interesse do governo têm mais flexibilidade de aprovação no Senado. Por isso, também Dilma, quer resolver as indicações dos futuros candidatos ao Senado nos Estado. Portanto, no Estado do Piauí, esta situação poderá passar pelo crivo da presidente Dilma. E já se especula que a presidente ofereceu a vice de Wellington para o governador Wilson indicar, lançando por terra a candidatura própria do PMDB e do PSB. Quer dizer, Zé Filho está sendo rifado, isto é, não seria o candidato do governador Wilson e do PSB nestas circunstancias, o Senador Wellington apoiaria Wilson para senador, embora Zé Filho substituísse Wilson Martins. Portanto, pode haver rompimento do PMDB com o PSB por conta do sacrifício de Zé Filho.
Nesse cenário a sucessão no Piauí está muito enrolada. Porque o governador entende que Dilma apoiará João Vicente ao Senado, desde que o PT não tenha o PSB na vice de Wellington.
Dilma trabalhar para que o PSB indique o vice de Wellington. Nesse caso como fica o presidenciável Eduardo Campos? Não creio que o governador Wilson deixe de apoiar Eduardo.
Essa projeção da sucessão já teria sido abafada, mas há muita insegurança da cúpula do PSB quanto a sucessão de 2014.
Wilson é um forte candidato ao Senado. Dificilmente não será vitorioso. Nada obstante Ciro, Wellington e João Vicente estarem juntos e na oposição ao governador Wilson. Mas, a cúpula do PSB, repito, está com receio, inclusive quanto a vitória de Wilson ao Senado. É uma besteira! Pois, nenhum candidato suplantará o governador se candidato ao Senado. Ficando no exercício do mandato como informou ao jornalista Zózimo, fará barba, cabelo e bigode, isto é, Wellington, os senadores Ciro e João Vicente não têm condições políticas e financeiras para impor derrota ao governador Wilson. Os candidatos do PSB ao governo do Estado serão Wilson Brandão e Átila.