Themístocles Filho é reeleito presidente por 16 votos contra 1
Numa das eleições mais acirradas da História - depois da disputa de 1989, quando Kleber Eulálio venceu Juarez Tapety por um voto -, o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2016, por 16 votos contra 14.
Encerrada a sessão solene de posse dos deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, abriu uma nova sessão para eleição da Mesa Diretora, com disputa apenas para o cargo de presidente. Foram duas votações: primeiro para presidente e em seguida para os demais cargos da Mesa. Funcionaram como fiscais da votação os deputados Flora Isabel (PT), João Mádison (PMDB), Nerinho (PTB) e Robert Rios (PDT).
O processo de votação foi cercado de todos os cuidados para preservar o sigilo do voto, inclusive a instalação de uma cabine indevassável e segurança policial das urnas e da votação.
Ante da votação, o presidente Themístocles Filho advertiu que os deputados não poderiam levar celular ou outro equipamento fotográfico para a cabine e que o voto deveria ser assinalado com um “x”, com a caneta azul, disponibilizada na cabine de votação, sob pena de anulação do voto.
Foram eleitos 1º vice-presidente, Marden Menezes (PSDB); 2º vice-presidente Edson Ferreira (PSD); 3º vice-presidente Flávio Júnior; 4º vice-presidente, Evaldo Gomes; 1º secretário, Fernando Monteiro; 2º secretário, Wilson Brandão; 3º secretário, Zé Santana, e 4º secretário, Júlio Arcoverde.
Paulo Pincel Edição: Katya D'Angelles