Política

ZÉ FILHO SERÁ REELEITO GOVERNADOR

ZÉ FILHO SERÁ REELEITO GOVERNADOR
Magno Pires
 
                Em abril de 2014, quando assumirá a Chefia do Poder Executivo do Piauí, com a desincompatibilização do Governador Wilson Martins para concorrer ao Senado da República, o Vice Governador Zé Filho (PNDB) será o mais forte concorrente ao evento eleitoral; embora o ex-governador e senador Wellington Dias (PT) esteja à frente nas pesquisas. E também apoiado pelos senadores Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB), com quem está coligado. O senador João Vicente foi derrotado na eleição para o governo estadual pelo atual ocupante do Palácio do Karnak.
                O político, o empresário e vice-governador Zé Filho é um homem que não gosta do estrelismo. Humildade, retraído e ponderado. Também de poucas palavras. É objetivo e pragmático. Sabe o que quer. Mas sabe muito mais o quê não quer . Nesse campo de ação aje com determinação: entre o que quer e o que não quer. Daí confundi-lo como um político sem vontade de fazer logo, imediatamente. Justamente porque a ponderação, o retraimento e a moderação, com análise profunda dos fatos, impõem uma conduta inadequada àqueles políticos apressados e clientelistas onde os interesses pessoais preponderam sobre as coisas ou causas da ordem pública. É preciso entender esse lado do comportamento do vice-governador. É importante compreendê-lo com essa envergadura. Os apressados e desavisados, principalmente do PMDB, que se contenham nos seus ânimos patrimonialistas, mesmo porque vivemos com os movimentos das ruas, que desejam e impõem mudanças na política dos políticos, notadamente.
                Zé Filho será reeleito em 2014. O governador Wellington Dias (PT), que está à frente do vice-governador nas pesquisas, postula o retorno ao governo do Estado, após vitorioso em dois mandatos consecutivos, posto que foi eleito e reeleito, com a fantástica ajuda do PMDB e do ex-governador Mão Santa, assim como de Wilson Martins, esta na eleição de 2010. O senador Wellington não terá as condições favoráveis e excepcionais, inclusive financeiras, que tivera na sua primeira eleição ao governo. Não terá também um líder como Wilson Martins para ajudá-lo. O PT também não é o mesmo. O partido e os seus lideres não estão com a mesma imagem, embora ambos fortíssimos, perante a opinião pública nacional. É o desgaste natural do exercício do poder por longo período. Também não há a tradição na política partidária do Piauí de um ex-governador voltar a exercer o cargo.
                Por conseguinte, faltando praticamente um ano para o evento eleitoral de 2014, com esta análise despretensiosa dos fatos atuais e da projeção dos do futuro, bem como as históricas características sempre imutáveis da política piauiense, que gira em torno do candidato mais poderoso (Zé Filho no caso), asseguro que Zé Filho será reeleito, com forte apoio de Wilson Martins e Sílvio Mendes (PSDB).
                Se os tucanos Firmino e Sílvio Mendes não apoiam Zé Filho, com o tucanato indicando o vice, o PSDB jamais terá outra oportunidade de exercer o Poder Executivo. Firmino Filho teve essa chance na época de Mão Santa, mas prescindiu, agora o tucanato esta tendo novo momento com Wilson Martins.
 
Magno Pires é ex-Secretário de Administração do Estado do Piauí e Membro da Academia Piauiense de Letras – APL.
Portal: www.magnopires.com.br ( 7.142.125 acessos em 47 meses)